Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21763
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_GestaoAmbientalFonte.pdf190,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Patrick Michel Finazzi-
dc.contributor.authorPorto, Rafael Barreiros-
dc.date.accessioned2016-11-16T12:33:51Z-
dc.date.available2016-11-16T12:33:51Z-
dc.date.issued2013-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Patrick Michel Finazzi; PORTO, Rafael Barreiros. A Gestão Ambiental Como Fonte de Vantagem Competitiva Sustentável: Contribuições da Visão Baseada em Recursos e da Teoria Institucional. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, p. 152-167, abr. 2013. ISSN 2175-8077. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p152/24344>. Acesso em: 18 out. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p152.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21763-
dc.description.abstractEste artigo pretende discutir em que condições a gestão ambiental pode contribuir com a vantagem competitiva sustentável, segundo os arcabouços teóricos da Visão Baseada em Recursos (VBR) e da Teoria Institucional (TI). Como resultado, sete proposições de pesquisas são sugeridas a partir da reflexão da capacidade de estratégias ambientais gerarem vantagem competitiva sustentável nos termos da VBR e da TI. Segundo a VBR, a vantagem competitiva move-se pela aptidão de as empresas acumularem recursos ecológicos valiosos, raros, imperfeitamente imitáveis, insubstituíveis e não comercializáveis capazes de causarem heterogeneidade em relação aos seus concorrentes. Por sua vez, sob a ótica da TI, as empresas possuem percepções distintas das pressões externas recebidas acerca de suas atuações ecológicas, porém, reações em direção ao isomorfismo tendem a reduzir o potencial de geração de vantagem competitiva das estratégias ambientais. As empresas devem definir de maneira precisa os motivos pelos quais a implementação de estratégias ambientais contribui para suas missões corporativas e para o meio ambiente.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarinaen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA gestão ambiental como fonte de vantagem competitiva sustentável : contribuições da visão baseada em recursos e da teoria institucionalen
dc.title.alternativeEnvironmental management as source of sustainable competitive advantage : contibutions from resource-based viw and istitutional theoryen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordGestão ambientalen
dc.subject.keywordTeoria institucionalen
dc.subject.keywordSustentabilidadeen
dc.rights.licenseRevista de Ciências da Administração - This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Fonte: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2013v15n35p152/24344. Acesso em: 18 out. 2016.en
dc.identifier.doidoi:http://dx.doi.org/https://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p152.en
dc.description.abstract1This theoretical article aims to discuss under what conditions environmental management can contribute to sustainable competitive advantage, according to Resource-Based View (RBV) and Institutional Theory (IT). As resulting, seven research propositions are suggested from the reflection about strategies capability to generate sustainable competitive advantage. The competitive advantage for RBV, is driven by the company`s ability to accumulate valuable, rare, imperfectly imitable, non-substitutable and non-tradable resources that are able to cause heterogeneity in relation to its competitors. Conversely, according IT, companies have different perceptions regarding received external pressures; however, reactions toward isomorphism tend to reduce the potential for generating the competitive advantage of environmental strategies. Companies must define preciously the purposes in which environmental strategies implementation contributes to corporate mission and the environment. We recommend that the decision to achieve competitive advantage from environmental strategies must be pondered by the conditions of VBR and TI.en
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.