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Geografia[v.41,n.2,2016].pdf557,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A inserção da questão “naturaleza de la ciencia” no ensino : uma notável experiência platina ... sugestiva para a geografia
Outros títulos: The inclusion of the “nature of science” issue in teaching : a remarkable south american experience ... and, moreover, suggestive for geography
Autor(es): Reis Júnior, Dante Flávio da Costa
Assunto: Didática
Natureza da Ciência - ensino
Matriz de estágios e tópicos
Geografia
Data de publicação: Mai-2016
Editora: Associação de Geografia Teorética - AGETEO; Unesp
Referência: REIS JÚNIOR, Dante F. C. A inserção da questão “naturaleza de la ciência” no ensino: uma notável experiência platina... sugestiva para a geografia. Geografia, Rio Claro, v. 41, n. 2, p. 277-296, mai./ago. 2016. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/11894>. Acesso em: 8 dez. 2016.
Resumo: Este texto resulta de um contato recente com a produção intelectual de um importante pesquisador argentino, Agustín Adúriz-Bravo; o qual se notabilizou por uma preocupação em robustecer o ensino de ciências com temas tipicamente epistemológicos. No artigo chamamos a atenção para um de seus mais interessantes expedientes didáticos: a “Matriz de Estágios e Tópicos” (ou, o tratamento de tópicos-chave da Filosofia da Ciência, ressaltando que estes temas fundamentais recebem leituras distintas, conforme a fase evolutiva da “FC”). Tal protótipo – concebido com o claro objetivo de capacitar, epistemologicamente, futuros professores – constitui, a nosso juízo, um gênero de exercício que, dada sua fecundidade, seria útil de replicar também em cursos de Licenciatura em Geografia. (Desde que, é claro, tenhamos interesse em fortalecer a formação de nossos futuros mestres com uma ideia de “Ensino de Ciência Geográfica”; mais do que meramente “Ensino de Geografia”.).
Abstract: This text results from a recent contact with the intellectual production of an important Argentine researcher, AgustÌn Aduriz-Bravo; which became known by his concern to strengthen the science teaching with epistemological issues. In this article we draw attention to one of his most interesting didactic approaches: the ìMatrix of Stages and Strandsî (i.e., the treatment of keytopics of Philosophy of Science, noting that these core subjects receive different readings, according to the evolutionary stage of ìPSî). Such prototype ñ designed with the clear aim of enable, epistemologically, future teachers ñ is, in our opinion, an exercise that, given its fecundity, would be useful to also replicate in Geography teacher training. (Since we have, of course, interest in fortify the training of our future teachers with an idea of ìGeographical Science Teachingî; more than merely ìGeography Teachingî.).
Licença: Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - pISSN 0100-7912 - eISSN 1983-8700 está licenciada sob Licença Creative Commons (Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR). Fonte: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/11894. Acesso em: 23 nov. 2016.
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