Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21952
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EnsinoQuemDanca.pdf218,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: No ensino, quem dança ? uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal
Outros títulos: In the teaching, who dances? a critical analysis of the creativity in dances in Distrito Federal
Autor(es): Martinelli, Suselaine Serejo
Barbato, Silviane Bonaccorsi
Mitjáns, Albertina Martinez
Assunto: Criatividade
Corporeidade
Subjetividade
Data de publicação: 2003
Editora: Instituto de Psicologia da UERJ
Referência: MARTINIELI, Suselaine Serejo; BARBATO, Silviane Bonaccorsi; MITJANS, Albertina Martinez. No ensino quem dança? Uma análise crítica sobre a criatividade no ensino de dança no DF. Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ. Impresso), Rio de Janeiro, v. 3, n.2, p. 51-62, 2003. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/7788/5636>. Acesso em: 15 dez. 2016.
Resumo: O presente estudo, fruto de pesquisa realizada junto ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, teve como objetivo analisar criticamente o modo como tem sido tratada a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal. É proposta uma reflexão sobre possíveis implicações deste ensino no processo de desenvolvimento dos alunos, especificamente em seus comportamentos criativos. Partindo da perspectiva histórico-cultural, foram utilizadas entrevistas com professores e alunos, filmagem de aulas e análise qualitativa. Em termos gerais, verificou-se que, dependendo do modo como a dança é ensinada, as aulas estimulam apenas o desenvolvimento de técnicas e habilidades específicas, e não a criatividade. Percebe-se a tendência de o ensino da dança ser considerado um aprendizado técnico, separado da criação e expressão artística. Propõe-se como fundamental a manifestação da criatividade no fazer/compor dança, no momento de apresentá-la, na apreciação e nas aulas de técnica. Considerando-se fundamental o papel do professor, são apontadas algumas possibilidades de atuação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims at critically analyzing the creativity in dance teaching in Distrito Federal, Brazil. The implications of this teaching over students development process are analised, specially with respect to their creative behaviour. From a historical-cultural perspective, dance teachers and students were interviewed and classes were filmed, videotaped and submitted to qualitative analyses. It was observed that there was a tendency to teach dance techniques in a traditional way, keeping it separated from creation and artistic expression which would only happen in specific classes or at stage. It was noted that creativity may be considered only when the artistic product is being conceived. The results indicated that the presence of creativity in the process of composition is as fundamental as performance (interpretation) of dances, appreciation, and that creativity should be part of the technical classes. The role of the dance teacher is fundamental in that process and some ways of working in classes are suggested.
Licença: Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ. Impresso) - Este número de Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada (CC BY-NC 3.0). Fonte: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/7788/5636. Acesso em: 15 dez. 2016.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.