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Título: O bibliotecário universitário como agente mediador: as contribuições do Mapa do Conhecimento da Ciência da Informação de Zins para a Competência em Informação (CoInfo)
Outros títulos: The university librarian as agent mediator: the contributions of Knowledge Map of Information Science by Zins for Information Literacy (CoInfo)
Autor(es): Santos, Rafael Barcelos
Simeão, Elmira
Assunto: Bibliotecários de universidades
Competência informacional
Mediação do conhecimento humano
Mapa do conhecimento da Ciência da Informação
Data de publicação: Nov-2016
Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ANCIB)
Referência: SANTOS, Rafael Barcelos; SIMEAO, Elmira Luzia Melo Soares. O bibliotecário universitário como agente mediador: as contribuições do Mapa do Conhecimento da Ciência da Informação de Zins para a Competência em Informação (CoInfo). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2016, Salvador. Anais... Salvador: ANCIB, 2016. Disponível em: <http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2016/enancib2016/paper/viewFile/3561/2466>. Acesso em: 22 dez. 2016.
Resumo: Aborda as relações existentes entre o Mapa do Conhecimento da Ciência da Informação de Zins (2007) e a ação mediadora do bibliotecário universitário nas iniciativas formadoras de Competência em Informação. Esta pesquisa busca responder a seguinte questão: de que forma a função mediadora do bibliotecário universitário está integrada ao Mapa do Conhecimento da Ciência da Informação de Zins?. Para tanto, a investigação inicialmente concentrou em analisar as estruturas do Mapa do Conhecimento da Ciência da Informação de Zins (2007). Verificou-se a existência de 10 categorias principais, divididas em dois grupos: o primeiro grupo incorpora a categoria de Fundamentos e está relacionado com o metaconhecimento da área; o segundo grupo possui 9 categorias (Recursos, Profissionais da Informação, Conteúdos, Aplicações, Operações/Processos, Tecnologias, Ambientes, Organizações e Usuários) e está associado ao fenômeno de mediação. Desse modo, as categorias pertencentes ao domínio da temática de mediação norteou esta investigação, a fim de identificar as contribuições do Mapa do Conhecimento da Ciência da Informação de Zins (2007) para a ação mediadora do bibliotecário universitário no âmbito da Competência em Informação. A pesquisa de natureza teórica e documental interliga os significados dos conceitos de informação, de Competência em Informação e de Ciência da Informação na perspectiva do fenômeno de mediação do conhecimento humano nas instituições acadêmicas. Demonstra que a função social e educativa do bibliotecário universitário é evidenciada, quando esse profissional da informação é compreendido como um agente mediador das práticas de inserção e de consolidação da Competência em Informação. Conclui que a ação mediadora do bibliotecário universitário está integrada às categorias de mediação do Mapa do Conhecimento da Ciência da Informação de Zins (2007), além de vislumbrar as possibilidades dos profissionais da informação de elaborar as estratégias, as políticas e os programas voltados para o aprendizado e vivência dos conceitos integrantes da Competência em Informação. _______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Discusses the relationship between the Knowledge Map of Information Science by Zins (2007) and the mediating action of the university librarian in forming initiatives for Information Literacy. This research seeks to answer the question: how the mediating role of the university librarian is integrated into the Knowledge Map of Information Science by Zins?. Therefore, the research initially focused on analyzing the structures of Knowledge Map of Information Science by Zins (2007). It has been found that there are 10 major categories were divided into two groups: the first group incorporates Fundamentals category and associated with metaknowledge area; the second group has 9 categories (Resources, Information Professionals, Content, Applications, Operations / Processes, Technology, Environment, Organizations and Users) and is associated with the mediation phenomenon. Thus, the categories belonging to the field of mediation thematic guided this research in order to identify the contributions of the Knowledge Map of Information Science by Zins (2007) to the mediating action of the university librarian within the Information Literacy. The theoretical and documentary research links the meanings of the concepts of information, Information Literacy and Information Science from the perspective of human knowledge mediation phenomenon in academic institutions. It shows that the social and educational function of the university librarian is evidenced when this information professional is understood as a mediating agent of integration and consolidation of Information Literacy practices. It concludes that the mediating action of the university librarian is integrated into Knowledge Map of Information Science by Zins (2007), within mediation categories, and envision the possibilities of information professionals to develop strategies, policies and programs for the learning and experience of the members concepts of Information Literacy.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Evento realizado pela Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ANCIB) e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA).
Licença: XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - Declaração de Direito Autoral Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. Fonte: http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2016/enancib2016/about/submissions# copyrightNotice. Acesso em: 22 dez. 2016.
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