Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Shirley Gomes | - |
dc.contributor.author | Milezzi, Maika Pires | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-05T20:01:21Z | - |
dc.date.available | 2017-01-05T20:01:21Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-05 | - |
dc.date.submitted | 2016-08-15 | - |
dc.identifier.citation | MILEZZI, Maika Pires. O artesanato guarani entre o encanto e o conflito: a intervenção do design na produção de artesanato tradicional sob uma ótica descolonial. 2016. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/22077 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, Programa de Pós-Graduação em Design, 2016. | en |
dc.description.abstract | A produção artesanal de culturas tradicionais se desenvolve fundamentada em uma estrutura de conhecimento diferente da que foi desenvolvido o design. Com a crescente desenvolvimento de atividades de design junto a comunidades produtoras de artesanato, afim de fomentar a inserção desses produtos no mercado, questionamos se essas atividades podem gerar conflitos. Principalmente no que diz respeito a colonialidade e apagamentos de saberes tradicionais em detrimento dos hegemônicos. No caminho para entender essa interação, este trabalho busca localizar a produção artesanal mbya guarani dentro de seu sistema cultural, sua relação com o território, modo de vida e cosmologia mbya guarani, afim de discutir, posteriormente, os impactos de um projeto de design nessa produção. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | O artesanato guarani entre o encanto e o conflito : a intervenção do design na produção de artesanato tradicional sob uma ótica descolonial | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Design de produto | en |
dc.subject.keyword | Artesanato | en |
dc.subject.keyword | Colonialidade | en |
dc.subject.keyword | Índios Fulni-ô - Pernambuco Índios Guarani | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.22077 | - |
dc.description.abstract1 | The craft production in traditional cultures was developed based on a knowledge structure different from that in which the design was developed. With the increasing involvement of design activities in craft-producing communities, we ask if these activities may cause struggle, specially concerning to coloniality and traditional knowledges being erased by hegemonic ones. In order to understand this relation, this article is an effort to locate the mbya guarani craft production in its own cultural system, its relation with the territory, the way of life and cosmology of those people, and thereafter, discuss the outcomes of a design project in this production. | - |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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