http://repositorio.unb.br/handle/10482/22147
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2016_RaimundaLeilaJosédaSilva.pdf | 4,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Tema água : uma contribuição para o desenvolvimento de percepções, questionamentos e compromissos sociais |
Autor(es): | Silva, Raimunda Leila José da |
Orientador(es): | Strieder, Roseline Beatriz |
Assunto: | Ciência - tecnologia da informação - educação Ensino fundamental Ensino de ciências |
Data de publicação: | 10-Jan-2017 |
Data de defesa: | 24-Jun-2016 |
Referência: | SILVA, Raimunda Leila José da. Tema água: uma contribuição para o desenvolvimento de percepções, questionamentos e compromissos sociais. 2016. 129, 15 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O atual cenário educacional e social, fortemente marcado pelo desenvolvimento de ordem científica e tecnológica, leva-nos a repensar o papel do ensino de ciências. Nessa concepção, entendemos que o ensino de ciências, nas séries finais do ensino fundamental, deveria promover a criticidade e a capacidade de analisar os impactos provenientes desse desenvolvimento, com vistas à participação social no âmbito das políticas públicas. Nesse contexto, elaboramos e desenvolvemos uma intervenção junto a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, fundamentada pelos pressupostos da Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e centrada em uma temática local: a falta de água no bairro. Juntamente com a elaboração e desenvolvimento da intervenção, objetivamos avaliar suas contribuições para o desenvolvimento de percepções, questionamentos e compromissos sociais, entendidos como propósitos da Educação CTS. Com relação aos resultados, destacamos que intervenção contemplou discussões que podem ser articuladas a todos os propósitos da Educação CTS, com ênfase no desenvolvimento de percepções e questionamentos. Por fim, como proposição de ação profissional/produto educacional deste mestrado profissional, apresentamos, nos apêndices desta dissertação, uma Proposta de Intervenção centrada na problemática em questão, a falta de água no bairro. |
Abstract: | The current educational and social science strongly marked by the development of scientific and technological, leads us to rethink the role of science education. In this conception, we understand that the teaching of science in the final grades of elementary school should promote the criticality and the ability to analyze the impacts from this development, with a view to social participation in public policies. In this context, we designed and developed a teaching unit for the 9th grade of elementary school, buoyed by the assumptions of Education Science-Technology-Society (STS). Along with the design and development of the teaching unit, we sought to investigate the limits and potential of this proposal in relation to the development of insights, questions and social commitments, understood as purposes of STS education. Regarding the results, the actions undertaken during the implementation of the intervention proposal on the issue of water in Bela Vista Garden presented elements that characterize a link between the parameters that guide the Purposes of Education STS. Finally, as a professional action proposition / educational product of professional master, presented in appendices of this dissertation, an Intervention proposal centered on the Water theme. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2016. |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.22147 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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