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2016_RicardodeOliveiraRezende.pdf9,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCampos, Neio Lúcio de Oliveira-
dc.contributor.authorRezende, Ricardo de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-01-11T19:41:00Z-
dc.date.available2017-01-11T19:41:00Z-
dc.date.issued2017-01-11-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.citationREZENDE, Ricardo de Oliveira. Por uma geografia da hospitalidade: o lugar, a racionalidade e a hospitalidade em comunidades que recebem visitantes. 2016. x, 252 f., il. Tese (Doutorado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22169-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós Graduação em Geografia, 2016.en
dc.description.abstractEsta tese investiga o fenômeno da hospitalidade comunitária iniciando pela proposição do ponto de vista da hospitalidade e abdicando do ponto de vista do turismo. Em seguida, é realizada a crítica aos conceitos utilizados bem como uma verificação das abordagens epistemológicas dos autores que tratam o tema. Com isso, são estudadas algumas teorias críticas para o aprofundamento das análises sobre o tema: o conceito humanista de lugar de E. Relph e o conceito de genoespaço de P. Gomes; a teoria da dádiva de M. Mauss; a teoria da racionalidade comunitária de J. Habermas e das contrarracionalidades de M. Santos bem como a teoria dos movimentos sociais latinoamericanos de M. G. Gohn. Foi realizada uma pesquisa de campo em 2016 com o objetivo de verificar como as teorias estudadas auxiliam no entendimento da realidade no caso do Município de Nova Olinda (CE) onde a Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri desenvolve a hospitalidade comunitária com hospedagem domiciliar e familiar. Ao final, verificou-se a viabilidade da análise crítica do fenômeno por meio das teorias estudadas. Afirma-se que em Nova Olinda a hospitalidade comunitária é desenvolvida tendo como base o sentimento de pertença ao lugar com especial valorização de uma identidade caririense, tendo como locus de acontecimento a casa dos anfitriões, onde têm espaço relações interpessoais, entre moradores e visitantes, marcadas por sociabilidades primárias (dádiva – dar, receber, retribuir) no processo de convívio, acolhimento e comensalidade. Entende-se ainda que a hospitalidade comunitária pesquisada possui uma racionalidade comunicativa; a ação comunicativa do Grupo de Pais e Amigos da Fundação Casa Grande se dá por meio do debate periódico dos problemas e o estabelecimento de mecanismo de distribuição igualitária – entre as diversas famílias participantes – da oportunidade de hospedar (rodízio) e, consequentemente, de obter renda. Nota-se, nesse sentido que o processo de valorização da hospitalidade na comunidade representada pela Fundação Casa Grande situa-se como uma contrarracionalidade à racionalidade instrumental dominante, não atem-se à busca do lucro, mas sim, aos objetivos e fins da própria Fundação. Observa-se, por fim, que o vínculo da hospitalidade comunitária com a Fundação permite confirmar que esse tipo de hospitalidade tem sua origem em movimentos sociais. Com isso, pode dizer-se que a hospitalidade comunitária é o modo de receber das comunidades excluídas da – ou inseridas precariamente na – modernidade capitalista que, em geral, baseia-se no sentimento de pertença ao lugar, em uma maior vinculação com o “mundo vivido” sendo um tipo de sociabilidade primária baseada na dádiva, na racionalidade comunicativa e na ação social.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePor uma geografia da hospitalidade : o lugar, a racionalidade e a hospitalidade em comunidades que recebem visitantesen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordHospitalidadeen
dc.subject.keywordTurismoen
dc.subject.keywordRacionalidadeen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.04.T.22169-
dc.description.abstract1This thesis investigates the phenomenon of community hospitality starting from the proposition of hospitality’s point of view and abdicating from the tourism’s bias. Then, criticism on the existing concepts and a check of the author’s epistemological approaches are done. After that, some critical theories are reviewed in order to deepen the analysis on the subject: the humanist concept of place by E. Relph, the concept of genospace by P. Gomes; the gift’s theory by M. Mauss; the theory of communicative rationality by J. Habermas and contra-rationalities by M. Santos as well as the theory of Latin American social movements of M. G. Gohn. A fieldwork was conducted in 2016 in order to verify how the theories studied assist in the understanding of reality in the case of the Municipality of Nova Olinda (Ceará State, Brazil) where the Casa Grande Foundation – Memorial do Homem Kariri develops its community hospitality with home and family lodging. At the end, it was verified the viability of critical analysis on the phenomenon through the theories studied. It is said that community hospitality in Nova Olinda is developed based on the sense of belonging to the local with special appreciation of a Caririense identity, and the main locus of this hospitality is the house of the host people, where interpersonal relations between residents and visitors take place marked by primary sociability (gift - giving, receiving, reciprocating) in the process of living together, hosting and eating together. It is understood that this community hospitality studied has a communicative rationality; communicative action of the Foundation’s Parents and Friends Group is observed in the periodic discussion of the problems (week meetings) and the establishment of equal distribution mechanism - between the several participating families – for the opportunity to host (rotation) and hence to get income. It is remarkable, in this sense, that the process of appreciation of the community hospitality in the community represented by the Casa Grande Foundation is understood as a counter-rationality other than the dominant instrumental rationality, which aim is not the pursuit of profit, but the objectives and purposes of the Foundation itself. It is observed, finally, that the bond of the community hospitality with the Foundation allows to confirm that this kind of community has its roots in social movements. Finally, it was found that community hospitality can be examined critically by the theories studied. The empirical framework proved to be ideal for verification of these theories in practice. Thus, it can be said that community hospitality is the capitalist modernity excluded (or, precariously inserted) communities’ way to host which, in general, is based on the sense of belonging to the place, a greater connection with the “living world” and is a type of primary sociability based on the gift, in communicative rationality and social action.-
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Geografia (ICH GEA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
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