http://repositorio.unb.br/handle/10482/22333
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_JoséLeonardoOliveiraLima.pdf | 4,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Avaliação discente em cursos de graduação a distância mediados por ambientes virtuais de aprendizagem : necessidade de informações dos docentes na visão de especialistas europeus e brasileiros |
Outros títulos: | Student assessment in undergraduate distance courses mediated by virtual learning environments: Information needs of teachers in the view of European and Brazilian experts |
Autor(es): | Lima, José Leonardo Oliveira |
Orientador(es): | Manini, Miriam Paula |
Assunto: | Necessidade informacional Ambiente virtual Ensino a distância |
Data de publicação: | 30-Jan-2017 |
Data de defesa: | 17-Jun-2016 |
Referência: | LIMA, José Leonardo Oliveira. Avaliação discente em cursos de graduação a distância mediados por ambientes virtuais de aprendizagem: necessidade de informações dos docentes na visão de especialistas europeus e brasileiros. 2016. 298 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O objetivo da pesquisa da Tese foi identificar e analisar as necessidades de informação na avaliação discente em cursos graduação a distância, ofertados por intermédio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), a partir da perspectiva do usuário da informação: o docente. A pesquisa seguiu a concepção de pesquisa qualitativa, teve caráter exploratório, descritivo e metodológico, valendo-se dos processos de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com a utilização dos instrumentos e procedimentos relacionados com entrevista semiestruturada com questões abertas, entrevista não estruturada e observação assistemática. Professores doutores, especialistas e pesquisadores em Educação a Distância (EaD), com ampla formação acadêmica, vivência e experiência em educação superior e/ou processos de avaliação e vasta produção científica, no Brasil e na Europa, foram entrevistados para compreensão do foco da pesquisa. Entrevistou-se, também, outros atores da EaD (coordenadores de curso, designer instrucional, dentre outros) que atuam nas universidades europeias, para compreensão do contexto da EaD em cada instituição visitada e no continente. A amostragem foi não probabilística, usando os critérios de conveniência, sendo que onze entrevistas com os especialistas europeus e brasileiros foram utilizadas para tratamento detalhado dos dados. Utilizou-se das técnicas e processos de Análise de Conteúdo Qualitativa, com o suporte dos Software Nvivo 10 e Freemind para fazer, respectivamente, o processamento das entrevistas e o desenvolvimento e organização das categorias e indicadores de Análise de Conteúdo. Conclui-se, dentre outros aspectos: que as necessidades de informação de docentes, nos processos de avaliação discente, transcendem a mera visão tecnológica, sendo que os aspectos metodológicos e os processos de formação inicial e continuada do docente cumprem papel de centralidade; o processo de EaD ainda tem predominância do modelo industrial e, com as devidas exceções, a avaliação segue uma concepção somativa para fins de exame ou para validação dos recursos e objetos de aprendizagem produzidos para a EaD; as necessidades de informação dos docentes online não são devidamente consideradas e não se aproveita o potencial desse profissional para aprimoramento dos cursos e dos processos avaliativos; a formação aligeirada, o pouco reconhecimento e a precarização da atividade do docente online é um desafio para uma proposta de avaliação mais emancipadora, processual, contínua, diagnóstica e formativa. |
Abstract: | The aim of this PhD thesis’ research was to identify and analyze the information needs during the process of assessing students in undergraduate distance courses, offered through Virtual Learning Environments (VLEs), from the perspective of the information user: the online teacher / tutor. The research followed the conception of qualitative research and it was exploratory, descriptive and methodological and based on bibliographic, documentary and field research processes, with the use of instruments and procedures related to the semi-structured interviews with open questions, unstructured interviews and unstructured observation. PhD professors and researchers in Distance Education, with extensive academic background, experience and expertise in higher education and/or assessment process and extensive scientific production in Brazil and Europe, were interviewed to understand the focus of the research. Other actors of distance education (course coordinators, instructional designer, among others) that work in European universities also were interviewed to understand the context of distance education in each institution and on the continent. The sample was not probabilistic, using the convenience criteria. Eleven interviews with European and Brazilian experts were used for detailed data processing. We used Qualitative Content Analysis process and techniques, with the support of Nvivo 10 and Freemind Software to perform, respectively, the processing of interviews and the development and organization of content analysis categories and indicators. Among the findings: teachers' information needs in student assessment processes transcend mere technological vision; the methodological aspects, the initial and continuing teachers education processes comply role of centrality; guarding the exceptions, the distance education process still has a predominance of industrial model and the assessment is summative and for examination purpose or only for validation of learning resources and objects produced for distance education; the information needs of online teachers/tutors are not properly considered by institutions, that do not leverage the potential of this professional to improve the courses and assessment processes; the fast trainings, little recognition and the precariousness of online teaching activity is a challenge for proposal of more emancipatory, processual, continuous, diagnostic and formative assessment. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2016. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.T.22333 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.