Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22382
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PorUmaSociologiaEnsino.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeal, Sayonara-
dc.contributor.authorYung, Tauvana-
dc.date.accessioned2017-02-01T11:47:48Z-
dc.date.available2017-02-01T11:47:48Z-
dc.date.issued2015-09-
dc.identifier.citationLEAL, Sayonara; YUNG, Tauvana. Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato: estudos de caso no Distrito Federal. Sociedade e estado, Brasília, v. 30, n. 3, p. 773-796, set./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922015000300773&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 03 jan. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922015.00030009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22382-
dc.description.abstractEste trabalho trata da relação entre finalidade intelectual atribuída à disciplina sociologia no ensino médio e representações que o alunato de escolas públicas e particulares do Distrito Federal (DF) fazem a partir da sua experiência social com as ciências sociais no espaço escolar. Baseamo-nos em pesquisa quali/quanti, envolvendo a aplicação de questionários e grupos focais com alunos de escolas do DF, observações participantes nas escolas e análise documental. Propomos identificar a relação entre duas categorias epistêmicas fundamentais em nossa pesquisa: mediações pedagógicas (conhecimentos conteudísticos e didáticos do professor de sociologia) e experiência social do alunato acerca da disciplina na escola. A relação entre mediações pedagógicas e experiência social do alunato no âmbito do ensino de sociologia na escola nos esclarece como o tema da utilidade intelectual das ciências sociais e sua pertinência na formação do ensino médio perpassa as operações críticas que o alunato das escolas do DF realizam sobre a sociologia como área de conhecimento e a sociologia que vai à escola.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherDepartamento de Sociologia da Universidade de Brasíliaen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePor uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas : da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato : estudos de caso no Distrito Federalen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordSociologiaen
dc.subject.keywordEscolasen
dc.subject.keywordMediaçõesen
dc.rights.licenseSociedade e Estado - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922015000300773&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 03 jan. 2017.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922015.00030009en
dc.description.abstract1This work is about the relationship between the intellectual purpose assigned to the discipline sociology in the high school and the representations the students of public and private schools in the Federal District of Brazil build based on their social experience with that discipline, in their school. We based ourselves upon quali-quantitative research, involving the participate observation at scholar spaces (during the sociological courses); focus groups and application of questionnaires among students from high school and documental analysis. We propose to identify the relation between two essential epistemic categories in our research, pedagogic mediations (content and didactic knowledge in sociology by the teacher) and social experience of the students about the subject in the school, so that we can deal with the specificities of the teachers knowledge in social sciences and of the perceptions and representations of the students about sociology. The relation between the pedagogic mediations and the social experiences of the students in the domain of sociology teaching in the school inform us how the theme of intellectual utility of the social sciences and its importance in the education of the high school involve critical operations which graduated in social sciences, teachers from the domain and its students realize about sociology as a knowledge domain and as a knowledge which goes to the school.en
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.