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Título: Gestão da informação associada ao processo de dimensionamento de força de trabalho : estudo de caso no Ministério da Saúde
Autor(es): Pereira, Delciene Aparecida Oliveira
Orientador(es): Silva Filho, Antônio Isidro da
Assunto: Gestão da informação
Força de trabalho
Processo decisório
Data de publicação: 1-Fev-2017
Referência: PEREIRA, Delciene Aparecida Oliveira. Gestão da informação associada ao processo de dimensionamento de força de trabalho: estudo de caso no Ministério da Saúde. 2016. xi, 145 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O Dimensionamento de Força de Trabalho (DFT) é uma importante ferramenta gerencial para melhorar o planejamento de força de trabalho no setor público, uma vez que subsidia a tomada de decisão sobre o quantitativo e perfis das equipes necessárias à prestação de serviços à população. A realização do DFT requer diversas informações relativas à estratégia, aos processos, à estrutura, às pessoas e à legislação. As informações de processos são o elemento central das metodologias de dimensionamento. Assim, esse estudo buscou avaliar a presença de práticas de Gestão da Informação (GI) de processos de trabalho no contexto do DFT em um órgão público. Trata-se de uma pesquisa de natureza empírica, descritiva, transversal e com abordagem qualitativa. Por meio da realização de entrevistas com atores-chave e da pesquisa documental, foi possível identificar que a metodologia do Órgão faz uso de informações de processo relativas à produção, ao tempo, à complexidade dos processos, ao nível de informatização e ao valor agregado. Foram identificadas na literatura práticas de GI, categorizadas nas quatro etapas do processo de GI proposto por Davenport (1998): determinação de exigências informacionais (categoria 1), obtenção (categoria 2), distribuição (categoria 3) e uso (categoria 4). Os resultados do estudo apontaram que as práticas estão presentes no contexto estudado. São adotadas na instituição 72% das práticas referentes à categoria 1 e 20% das práticas relativas à categoria 2. Há adoção parcial de 14%, 50% e 100% de práticas concernentes às categorias 1, 2 e 3, respectivamente. Não foi identificada adoção das práticas referentes à categoria 4. Conclui-se que as informações de processos de trabalho não estão suficientemente organizadas para serem utilizadas pelo DFT e que isso fragiliza esse processo. Dessa forma, o Órgão precisa investir no fortalecimento das práticas de GI para superar as deficiências apontadas nesse estudo.
Abstract: Workforce Dimensioning is an important managerial tool for improving workforce planning in the public sector, since it supports decision making on the quantitative and staffing profiles required to provide services to the population. The realization of the workforce dimensioning requires diverse information regarding the strategy, processes, structure, people, legislation. Process information is the core element of design methodologies. Thus, this study sought to evaluate the presence of information management practices of work processes in the context of the workforce dimensioning in a public agency. This is an empirical, descriptive, transversal and qualitative approach. Through interviews with key actors and documentary research, it was possible to identify that the agency's methodology makes use of process information related to production, time, complexity of processes, level of computerization and added value. Information management practices were identified in the literature categorized in the four stages of the process proposed by Davenport (1998), determination of information requirements (category 1), obtaining (category 2), distribution (category 3) and use (category 4). The results of the study indicated that practices are present in the context studied, that 72% of practices referring to category 1 and 20% of practices related to category 2 are adopted in the institution. There is partial adoption of 14%, 50% and 100% of practices concerning categories 1, 2 and 3, respectively. It was not identified adoption of practices related to category 4. It is concluded that work process information is not sufficiently organized to be used by the workforce dimensioning and that this weakens this process. Thus, the agency needs to invest in strengthening the information management practices to overcome the deficiencies pointed out in this study.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.11.D.22391
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