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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Iglê Moura Paz-
dc.contributor.authorRibeiro, Álvaro Sebastião Teixeira-
dc.contributor.authorPratesi, Riccardo-
dc.contributor.authorGandolfi, Lenora-
dc.date.accessioned2017-02-06T09:49:55Z-
dc.date.available2017-02-06T09:49:55Z-
dc.date.issued2015-02-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Iglê Moura Paz et al. Prevalência das várias formas de violência entre escolares. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 54-59, fev. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002015000100054&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 maio 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201500010. ___________________________________________________________________________________en
dc.identifier.citationRIBEIRO, Iglê Moura Paz et al. Prevalence of various forms of violence among school students. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 54-59, fev. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002015000100054&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 maio 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201500010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22420-
dc.description.abstractObjetivo: Estimar a prevalência de eventos violentos na vivência de escolares entre 11 e 15 anos de idade, frequentadores de escolas públicas. Métodos: Estudo transversal com amostra aleatória de grupo de crianças provenientes de escolas públicas. Foi aplicado o questionário Child Abuse Screening Tool Childrens Version (ICAST-C) a 288 crianças entre 11 e 15 anos aleatoriamente selecionadas. As modalidades de violência analisadas foram abusos físicos, psicológicos e sexuais. Resultados: Houve frequente fragmentação do núcleo familiar, com menos de 50% das crianças morando com ambos os genitores; frequente sentimento de insegurança nas escolas, associado a alta prevalência de violência física (85,4%) e à violência psicológica (62,5%); e violência de cunho sexual (34,7%). Conclusão: Houve prevalência alta das várias formas de violências no ambiente familiar e escolar dessas crianças.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.language.isoInglêsen
dc.publisherEscola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Pauloen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePrevalência das várias formas de violência entre escolaresen
dc.title.alternativePrevalence of various forms of violence among school studentsen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordViolência na escolaen
dc.subject.keywordEscolasen
dc.subject.keywordViolência familiaren
dc.subject.keywordAdolescentesen
dc.subject.keywordCriançasen
dc.rights.licenseActa Paulista de Enfermagem - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons (Attribution Non-Commercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)) which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/pdf/ape/v28n1/en_1982-0194-ape-028-001-0054.pdf. Acesso em: 07 abr. 2016. Acesso em: 7 abr. 2016.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1982- 0194201500010en
dc.description.abstract1Objective: Estimating the prevalence of violent events in the experience of students aged between 11 and 15 years regularly attending public schools. Methods: A cross-sectional study with a random sample group of children from public schools. The questionnaire called Child Abuse Screening Tool Version (ICAST-C) was administered to 288 children aged between 11 and 15 years randomly selected. The types of violence analyzed were abuses of physical, psychological and sexual nature. Results: The fragmentation of the nuclear family was frequent, with less than 50% of children living with both parents; frequent feelings of insecurity in schools, associated with a high prevalence of physical violence (85.4%), psychological (62.5%); and violence of a sexual nature (34.7%). Conclusion: There was high prevalence of various forms of violence in the family and school environment of these children.en
dc.description.unidadeFaculdade de Medicina (FMD)-
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