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dc.contributor.advisorSilva, Denize Elena Garcia da-
dc.contributor.authorCândido Júnior, Alley-
dc.date.accessioned2017-02-14T12:52:30Z-
dc.date.available2017-02-14T12:52:30Z-
dc.date.issued2017-02-14-
dc.date.submitted2016-12-08-
dc.identifier.citationCÂNDIDO JÚNIOR, Alley. Discurso e identidade(s) de pessoas idosas: das histórias de vida às práticas de letramento. 2016. 241 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22522-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2016.en
dc.description.abstractEsta tese resulta de uma pesquisa integrada à Rede Latino-Americana de Estudos do Discurso da Pobreza Extrema (REDLAD), por meio do Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades (REDLAD - Brasil). Trata-se de um desdobramento do projeto “Meu nome, minha identidade”: das práticas discursivas aos eventos de letramento voltados para adolescentes e pessoas idosas (UnB/CNPq/DGP), coordenado pela professora Dra. Denize Elena Garcia da Silva, líder da REDLAD no Brasil. O estudo se insere no paradigma qualitativo de pesquisa (descritiva e interpretativa), com inspiração na etnografia crítica. O objetivo central é investigar as representações linguístico-discursivas e fortalecer as identidades sociais, bem como individuais, de pessoas idosas em situação de risco. Busco examinar o papel da linguagem na (re)produção das práticas sociais e, sobretudo, problematizar a questão da desigualdade social, trazendo a faixa etária da terceira idade para a luz do reconhecimento e da contemplação nas políticas públicas. Os dados foram gerados a partir de entrevistas colhidas junto às pessoas de terceira idade residentes da Cidade Estrutural, que frequentavam as aulas ministradas por mim, como prática de pesquisa colaborativa. Durante o curso na Estrutural, por meio de entrevistas (semiestruturadas), tive oportunidade de colher amostras de narrativas (histórias de vida), as quais serviram para subsidiar a análise crítica dos dados documentais, pertinentes a leis que protegem os direitos dos idosos, como o Estatuto do Idoso. Os dados empíricos foram analisados à luz dos estudos da Narrativa com base em De Fina (2003, 2008, 2013), bem como na proposta do Posicionamento Interacional (BAMBERG, 1997; DE FINA, 2013), com enfoque no processo de construção de identidades, o que complementei com o trabalho de cunho etnográfico. Os dados documentais foram analisados a partir da categoria da representação com o suporte teórico da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2003) e da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2014). Os resultados da pesquisa apontam um quadro de exclusão, mediante práticas sociais discriminatórias, flagradas a partir da análise minuciosa das histórias de vida. A aproximação das narrativas individuais com o discurso do Estatuto do Idoso permitiu-me observar um hiato entre a realidade vivenciada pelos idosos e o que preconiza a lei. Com base nas análises linguístico-discursivas do Estatuto do Idoso, foi possível identificar que a pessoa idosa é representada como recipiente de bens materiais e serviços. A pesquisa levada a cabo não se esgota na tese ora apresentada, uma vez que pode significar a abertura de novos caminhos para estudos que contemplem a terceira idade.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleDiscurso e identidade(s) de pessoas idosas : das histórias de vida às práticas de letramentoen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordIdososen
dc.subject.keywordBrasil. Estatuto do Idoso (2003)en
dc.subject.keywordDiscursoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.12.T.22522pt_BR
dc.description.abstract1This thesis is part of an integrated research of the Latin American Discourse Studies of Extreme Poverty (REDLAD) through the Brazilian Group of Discourse, Poverty and Identity (REDLAD-Brazil). It is part of a larger project called “My name, my identity”: from discursive practices to literacy events for teenagers and senior citizens (UnB/CNPq/DGP), coordinated by Professor Denize Elena Garcia da Silva (PhD), chief of REDLAD-Brazil. The research is based on a qualitative research paradigm (descriptive and interpretative), as well as on critical ethnography. The main objective is to investigate the linguistic and discursive representations and to strengthen social and individual identities of senior citizens. Thus, I seek to examine the role of language in the (re)production of social practices, and above all, to discuss the issue of social inequality, bringing the senior citizens to the recognition and contemplation in public policies. Data come from semi-structured interviews from ten seniors from Cidade Estrutural, who attended literacy classes taught by me, as a collaborative research practice. During the course at Estrutural, I had the opportunity to audiorecord narratives (life stories), which gave support for the documentary analysis, pertaining to the laws that aim to protect the rights of the elderly, such as the Senior Citizen’s Law. The data were analyzed in the light of the Narrative Studies based on De Fina (2003, 2008, 2013) as well as the theory of Interactional Positioning (BAMBERG, 1997; DE FINA, 2013), focusing on the identity building process, complemented with the ethnographic work. The documentary data were analyzed with the theoretical support of the Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2003) and the Systemic Functional Linguistics (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2014). The results point to a scenario of exclusion, in reason of discriminatory social practices, revealed through detailed analysis of the life stories. Nevertheless, the contrast of the narratives with the Senior Citizen’s Law shows a gap between the reality experienced by the elderly and what the law advocates. Based on linguistic and discursive analysis of the Senior Citizen’s Law, it was possible to identify that the elderly is represented as a beneficiary, who receives material goods and services.en
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
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