Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22542
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarielaCarmenOcampoAraya.pdf5,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartínez Carvajal, Hernán Eduardo-
dc.contributor.authorOcampo-Araya, Mariela del Carmen-
dc.date.accessioned2017-02-14T21:21:14Z-
dc.date.available2017-02-14T21:21:14Z-
dc.date.issued2017-02-14-
dc.date.submitted2016-03-21-
dc.identifier.citationOCAMPO-ARAYA, Mariela del Carmen. Sistema de classificação geotécnica de encostas para projetos de estradas baseado no índice de qualidade HSQI: aplicação na Costa Rica. 2016. xvi, 176 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22542-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.en
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa adopta o sistema de classificação de encostas baseado no Hillslope Quality Index (HSQI) proposto por Moreno-Ceballos (2015) e é validado utilizando como exemplo de aplicação 19 quilômetros do trecho do projeto rodoviário (Sifón-La Abundancia) localizado numa zona tropical úmida montanhosa na Zona Norte da Costa Rica. Para aplicação do sistema, primeiramente foi realizado um trabalho de campo, no qual verificou-se o estado atual da via e realizou-se uma descrição das características geológicas da zona, assim como um também um listado dos sistemas de estabilização encontrados ao longo do trecho de análise. A avaliação do desempenho deste sistema foi realizada comparando as hipóteses probabilísticas propostas pelo autor com as obtidas no caso da Costa Rica. Adicionalmente o desempenho foi avaliado por meio da análise ROC. Para melhorar este sistema de classificação, foi introduzida a influência do clima ao considerar a média da precipitação mensal da zona representada pelo parâmetro de umidade do solo (Sh) definido por Método Mora & Vahrson (1994). Como resultado foram obtidas distintas porcentagens que representa a posição do lençol freático na relação (Hw/H) em função da precipitação da zona, os quais podem ser usados como dados de entrada no cálculo de HSQI. Outra fase desta pesquisa consistiu no desenvolvimento de um inventário de 81 deslizamentos ao longo da zona de estudo utilizando imagens Lidar. Estas imagens, foram utilizadas para o cálculo das áreas dos deslizamentos encontrados. Seguidamente, foi realizado a análise de distribuição dos deslizamentos seguindo os critérios de Malamud et al., (2004) para analisar a frequência dos deslizamentos e sua relação com a construção da estrada.. Dos resultados obtidos concluiu-se que o sistema de classificação HSQI apresenta um bom desempenho segundo o analise ROC na qual obteve-se uma taxa de 69% de casos positivos e 31% de casos negativos. Ao analisar a diferença da densidade de probabilidade dos deslizamentos na zona de estudo com a Distribuição Gama-Inversa, proposta por Malamud et al., (2004), associa-se que ao redor de 37% destes eventos com áreas de até 450 m2 puderam ser ocasionados por efeitos antrópicos.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleSistema de classificação geotécnica de encostas para projetos de estradas baseado no índice de qualidade HSQI : aplicação na Costa Ricaen
dc.title.alternativeGeotechnical classification system for roadways based on hillslope quality index (HSQI) : application case in Costa Ricaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEstabilidade de taludesen
dc.subject.keywordDeslizamento (Geologia)en
dc.subject.keywordCosta Ricaen
dc.subject.keywordEncostasen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.22542-
dc.contributor.advisorcoRodríguez Rebolledo, Juan Felix-
dc.description.abstract1This study adopts a geotechnical classification system for roadways based on Hillslope Quality Index (HSQI) proposed by Moreno-Ceballos (2015) and is validated using as an application case of 19 kilometers from roadway located in a mountainous tropical rain zone on the North Zone in Costa Rica. Firstly, a fieldwork was carried out in which geological characteristics were verified and a checklist of stabilizing factors found along a roadway was made. The assessment of performance of the system was made comparing the results obtained in Costa Rica with the probabilistic hypothesis proposed by the author. Additionally, performance assessment by Receiver operating characteristics analysis (ROC) was applied as well. To improve the HSQI classification System, were introduced the weather influence considering monthly precipitation average, defined by soil moisture parameter (Sh) proposed by Mora & Vahrson Method (1994). As a result, were obtained different values that represents the water table position (Hw/H) that were used as an input dada in HSQI system. A landslide catalog for this study area was completed using a set of high resolution Lidar, the catalog include 81 landslides along the roadway. Malamud et al., (2004) criteria was considered for the analysis of landslide frequency event and the relationship along roadway construction. As a conclusion, it is defined that HSQI System has a good performance according to ROC analyses, the resultant true positives (Tp) and false positives (Fp) rates equal to 69% and 31%, respectively. The difference observed between probability density function and the Inverse-Gamma Distribution obtained in the studied area showed that about 37% of the landslide (with 450 m2 area) events were triggered by anthropic factors.en
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Geotecniapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.