Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/22546
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2016_TaísdeMagalhãesSantiago.pdf3,64 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorHargreaves, Lisa Minari-
dc.contributor.authorSantiago, Taís de Magalhães-
dc.date.accessioned2017-02-14T21:54:02Z-
dc.date.available2017-02-14T21:54:02Z-
dc.date.issued2017-02-14-
dc.date.submitted2016-11-11-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Taís de Magalhães. Vi(ver) arte: por uma educação em artes visuais inclusiva. 2016. 113 f. il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22546-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2016.en
dc.description.abstractEsta é uma dissertação de mestrado em Artes Visuais, dentro da linha de pesquisa Educação em Artes Visuais, do Instituto de Artes da Universidade de Brasília e possui o título Vi(ver) Arte – Por uma Educação em Artes Visuais Inclusiva. É uma pesquisa teórico-prática que aborda questões relativas ao ensino, à aprendizagem e às artes visuais em um contexto inclusivo. Tem como objetivo elaborar um material de ensino de artes no contexto da inclusão. Para tanto foi organizada uma pesquisa dividida em quatro etapas: a primeira relacionando ensino pesquisa e extensão durante o período de estágio na graduação; a segunda compreendendo a observação da prática do ensino de artes para estudantes cegos; a terceira desenvolvendo práticas de ensino de artes visuais e a quarta etapa com a elaboração de um programa de ensino de artes visuais na perspectiva da inclusão. Para a obtenção dos dados foi utilizado um roteiro de observação e entrevistas com professores da área, bibliografias de teóricos e artistas, legislações e dados legais, assim como experiências em sala de aula. As experiências permitiram construir uma proposta da qual abordamos principalmente temas de fundamentos de linguagem visual e tem como intento o auxílio de professores que se encontram em sala com a diversidade de estudantes cegos e videntes.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleVi(ver) arte : por uma educação em artes visuais inclusivaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordArtes visuais - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordPessoas com deficiência visual - educaçãoen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.subject.keywordPessoas com deficiência visual - acessibilidadeen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.11.D.22546-
dc.description.abstract1This is a master's thesis in Visual Arts, within the Visual Arts in Education research area of the Institute of Arts of the University of Brasilia and has the title Vi (see) Art - For a Education Visual Arts Inclusive. It is a theoretical and practical research that addresses issues related to teaching, learning and visual arts in an inclusive context. It aims to develop an arts teaching material in the context of inclusion. To do a split search in four stages was organized: the first relating teaching research and extension during the probationary period at graduation; the second comprising the observation of arts education practice for blind students; the third developing visual arts teaching practices and the fourth stage with the development of a visual arts education program in terms of inclusion. To obtain the data we used a script observation and interviews with teachers in the field, theoretical bibliographies and artists, legislation and legal data, as well as experiences in the classroom. The experiments allowed to build a proposal from which we address primarily issues of visual language basics and it is intent the help of teachers who are in the room with the diversity of blind students and seers.en
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/22546/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.