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Título: O modelo de competências na formação de trabalhadores de enfermagem
Outros títulos: The competence model in the education of nursing workers
El modelo de competencias en la formación de trabajadores de enfermería
Autor(es): Shimizu, Helena Eri
Lima, Maria da Glória
Santana, Maria Natividade Gomes da Silva Teixeira
Assunto: Qualificações profissionais
Educação em enfermagem
Competência profissional
Data de publicação: 2007
Referência: SHIMIZU, Helena Eri; LIMA, Maria da Glória; SANTANA, Maria Natividade Gomes da Silva Teixeira. O modelo de competências na formação de trabalhadores de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 60, p. 161-166, mar./abr. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v60n2/a06v60n2.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2009.
Resumo: Trata-se de um estudo qualitativo que teve como objetivo analisar a percepção de alunos egressos e gerentes dos serviços de saúde sobre a abordagem por competências no processo de formação profissional de nível técnico em enfermagem. Os resultados demonstraram que os trabalhadores alcançaram as competências necessárias para o exercício profissional, mas existem diversos aspectos do processo pedagógico que ainda precisam ser aprimorados, para que sejam capazes de transformar as práticas dos serviços de saúde.
Abstract: The qualitative study had as objective to analyse the perception of egressed students and managers of health service approach by competence in the qualifying of technical level nursing professionals. The results have shown that workers have reached the necessary competence to perform the professional practice, however there are several aspects of the pedagogic process that still have to be improved, so that they may be able to transform the practices of the health services.
Resumen: El presente trabajo es un estudio cualitativo que tuvo como objetivo analizar la percepción de alumnos egresados y gerentes de los servicios de salud, sobre el abordaje por competencias, en el proceso de formación profesional de nivel técnico en Enfermería. Los resultados demostraron que los trabajadores alcanzaron las competencias necesarias para el ejercicio profesional, aunque existen diversos aspectos del proceso pedagógico que aún precisan ser mejorados, para que sean capaces de transformar las prácticas de los servicios de salud.
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