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2016_DiegoVianaPorto.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Gilberto Lacerda-
dc.contributor.authorPorto, Diego Viana-
dc.date.accessioned2017-02-16T19:53:46Z-
dc.date.available2017-02-16T19:53:46Z-
dc.date.issued2017-02-16-
dc.date.submitted2016-04-14-
dc.identifier.citationPORTO, Diego Viana. Inclusão digital de professores: um olhar sobre a formação dos alunos do curso de licenciatura em pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. 2016. 165 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22631-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.en
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo analisar se o Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Brasília promove a inclusão digital de seus alunos, proporcionando uma atividade docente mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão e para uma sociedade cada vez mais digital. A investigação procurou estudar a função social de um curso de Pedagogia, o papel do professor face à Sociedade Digital, a formação de professores e sua importante missão na promoção da inclusão digital de seus alunos, além do próprio conceito de inclusão digital nesse contexto. Nessa perspectiva, a abordagem adotada foi a qualitativa, em um estudo de caso, no qual os instrumentos de geração de dados - a entrevista semiestruturada e o questionário - foram utilizados para subsidiar a análise crítica do produto gerado pelo curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Brasília, os acadêmicos finalizando o curso, os futuros professores. A pesquisa revela que as poucas oportunidades curriculares, a infraestrutura regular e a baixa propagação dos conceitos e conhecimentos pelos professores do curso em relação à temática estudada tornam muito difícil a aquisição, pelo aluno, de habilidades e conhecimentos necessários para sua inclusão digital e formação para possibilitar uma atividade docente mediada pelas TDICE visando à promoção da aprendizagem de seus futuros alunos.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleInclusão digital de professores : um olhar sobre a formação dos alunos do curso de licenciatura em pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasíliaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordInclusão digitalen
dc.subject.keywordComunicação e expressãoen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordPedagogiaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.22631-
dc.description.abstract1The aim of this research is to analyze if the Undergraduate Course in Licensing of Pedagogy of Brasilia University has been efficient at the promotion of digital inclusion for their students, providing them teaching activities guided by Digital Information Technology, Communication and Expression, and for an increasingly digital society. This investigation intended to study the social function of this Pedagogy Course; the teacher’s role face the Digital Society; the formation of teachers, and their important mission to promote the digital inclusion of students, beyond the own concept of digital inclusion in this context. On this perspective, the qualitative approach was adopted in a case study, where the instruments of data collecting –the semi-structured interview and questionnaire- were used to subsidize the critical analysis of results by academics in a final stage of course, the future teachers. This research reveals that the little curricular opportunities, the regular infrastructure, the low propagation of concepts and knowledge by teachers of the course, in relation to the studied theme, turn up very difficult the acquisition by students. They don’t have access to enough skills and knowledge required for theirdigital inclusion and formation to enable a teaching activity guided by TDICE, aiming the promotion of learning by future students.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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