Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22653
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RaquelAparecidaSouza.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Formação de professores/coordenadores pedagógicos a partir do Programa Nacional Escola de Gestores : a experiência no Tocantins
Outros títulos: Teacher training/pedagogical coordinators from the national school program degestors : the experience in Tocantins
Autor(es): Souza, Raquel Aparecida
Orientador(es): Moraes, Raquel de Almeida
Assunto: Professores - formação
Coordenadores pedagógicos
Gestores - formação
Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEGEB)
Data de publicação: 17-Fev-2017
Referência: SOUZA, Raquel Aparecida. Formação de professores/coordenadores pedagógicos a partir do Programa Nacional Escola de Gestores: a experiência no Tocantins. 2016. xv, 270 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta tese teve como objetivo compreender as determinações da política de formação para os professores/coordenadores pedagógicos, a partir das vozes dos participantes na experiência do curso de especialização lato sensu para Coordenadores Pedagógicos no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEGEB), que foi desenvolvido pela UFT e seus parceiros no ano de 2010-2011. Situamos o objeto de estudo no contexto das políticas de formação para professores/gestores na atual sociedade capitalista de forma que, por meio de suas múltiplas determinações, pudéssemos compreender as possibilidades, os limites e os desafios dessa formação, bem como perceber as contradições. Buscando imprimir um olhar crítico-dialético, utilizamos como estratégias metodológicas a pesquisa bibliográfica, documental e a aplicação de questionários. Considerando as dificuldades de identificar os interesses de determinada política, utilizamos uma técnica de distinção entre as Políticas Oficialmente Declaradas – POD e as Políticas de Fato – POF. As primeiras são aquelas descritas, anunciadas, refletidas nos textos e documentos por meio de consensos e as segundas, são aquelas materializadas pelas primeiras e que muitas vezes as contradizem. Dentre os resultados, percebemos que as determinações dessas políticas, no plano macro, visam à formação orientada pelos interesses do capital que busca eficácia e tem o foco nos resultados, como expressam os Organismos Internacionais, sobretudo o Banco Mundial. Contudo, na experiência analisada, essa influência foi em sentido contrário, pois os resultados demarcam possibilidades de uma formação que buscou a gestão democrática e foi considerada satisfatória pela maioria dos participantes. Se por um lado, não é possível afirmar que essas contradições viabilizam a perspectiva da contra-hegemonia ou da crise hegemônica, como postulado por Gramsci, em que os indivíduos se mostram profundamente politizados, conseguem construir uma consciência de classe, criam consensos hegemônicos de superação aos anseios da classe dominante, ou que conseguem transformar-se e transformar o meio em que atuam. Por outro lado, podemos inferir que a formação continuada dos profissionais de coordenação pedagógica no Tocantins forneceu-lhes elementos teóricos e práticos que, nas vozes dos participantes dessa formação, estão auxiliando e contribuindo com o fortalecimento das práticas de gestão democrática na escola, assim como também expressaram mudanças nas suas práticas diárias de trabalho.
Abstract: This thesis has the objective of understanding the determinations of the training policy for the teachers / pedagogical coordinators, based on the voices of the participants in the experience of the latu sensu specialization course for Pedagogical Coordinators within the National School of Basic Education Managers Program (PNEGEB), which was developed by UFT and its partners in the years 2010-2011. We place the object of study in the context of the policies of education for teachers / managers in the present capitalist society so that, through its multiple determinations, we could understand the possibilities, the limits and the challenges of this formation, as well as perceive the contradictions. Searching for a critical-dialectical look, we used as methodological strategies; a bibliographic and documentary research and the application of questionnaires. Considering the difficulties of identifying the interests of determined politics, we used a technique of distinguishing between Officially Declared Policies - POD and Fact Policies - POF. The former are those described, announced, reflected in the texts and documents by means of consensuses and the latter are those materialized by the first and that often contradict themselves. Among the outcomes, we see that the determinations of these policies, at a macro level form, point to a formation oriented by the interests of the capital that seeks efficacy and is focused on the results, as expressed by the International Organizations, especially the World Bank. However, in the experience analyzed, this influence was felt to be contrary, since the results demarcate possibilities of a formation that sought democratic management and was considered satisfactory by the majority of the participants. If, on the one hand, it is not possible to state that these contradictions make possible the perspective of counter-hegemony or the hegemonic crisis as postulated by Gramsci, in which individuals are deeply politicized, able to construct a class consciousness, create hegemonic consensuses to overcome the dominant class, or who manage to transform themselves and transform the environment where they work. On the other hand, we can infer that the continuing formation of pedagogical professionals on coordination in Tocantins provided them with theoretical and practical elements that, in the voices of the participants of this formation, are helping to contribute to the strengthening of democratic management practices at school, as well as expressing changes in their daily work practices.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.T.22653
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.