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Título: O infantil na constituição da subjetividade : o memorial educativo de professores em escrita e ação
Autor(es): Squarisi, Katilen Machado Vicente
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Coorientador(es): Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
Assunto: Subjetividade
Psicanálise
Memória educativa
Infantil (Psicanálise)
Data de publicação: 17-Fev-2017
Referência: SQUARISI, Katilen Machado Vicente. O infantil na constituição da subjetividade: o memorial educativo de professores em escrita e ação. 2016. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho, inscreve-se a partir da indagação de como o professor compreende o significado da dimensão do infantil em sua constituição subjetiva e as possíveis repercussões no ofício docente à luz do aporte psicanalítico. Como objetivos específicos, destacam-se: reconhecer que a dimensão do infantil ocupa lugar de centralidade na constituição da subjetividade docente com repercussões no processo educativo em sala de aula; identificar possíveis implicações da atuação do professor das séries iniciais do ensino fundamental na constituição da subjetividade infantil; e a articulação da memória educativa e sociopsicodrama. A pesquisa foi realizada na abordagem metodológica qualitativa através do dispositivo da memória educativa, registros no diário de campo, entrevistas semiestruturadas e oficinas com utilização do sociopsicodrama. Os sujeitos da pesquisa foram professoras das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. Realizou-se o curso O lugar do infantil na memória educativa: implicação e reflexão em escrita e ação, em parceria com a Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (EAPE), a partir do qual os dados foram coletados, analisados e interpretados com base na análise de conteúdo de Bardin (2011). Emergiram três categorias: laços e suas vicissitudes; processos identificatórios e transferenciais; e mal-estar do professor: da inscrição à elaboração. Considerando que a pesquisa teve cunho reflexivo, as ações que dela decorreram podem contribuir na prática de formação dos professores buscando, por meio da psicanálise, suscitar novas posturas em sala de aula com repercussões no ensinar e aprender, tornando-se um espaço privilegiado para a compreensão e aquisição de outro olhar para o processo educativo.
Abstract: This work is based on the question of how the teacher understands the meaning of the child dimension in its subjective constitution and the possible repercussions on the teaching profession in light of the psychoanalytic contribution. Specific objectives include: recognizing that the dimension of childlike occupies a central place in the constitution of teacher subjectivity with repercussions on the educational process in the classroom; to identify possible implications of the teacher's performance in the initial series of elementary education in the constitution of the child's subjectivity; and the articulation of educational and sociopsicodrama memory. The research was carried out in the qualitative methodological approach through the device of educational memory, records in the field diary, semi-structured interviews and workshops using the sociopsicodrama. The subjects of the research were primary school teachers of a public school in the Distrito Federal. The course: The place of the children in educational memory: implication and reflection in writing and action, in partnership with the Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (EAPE), from which the data were collected, analyzed and interpreted on the basis of In the content analysis of Bardin (2011). Three categories emerged: ties and their vicissitudes; identification and transference processes; and teacher malaise: from inscription to elaboration. Considering that the research had a reflective character, the actions that took place could contribute to the training of teachers, seeking, through psychoanalysis, to raise new postures in the classroom with repercussions in teaching and learning, becoming a privileged space for the understanding and acquiring another look at the educational process.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22654
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