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2017_IvetteTatianaCastillaCarrascal.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorBalestro, Moisés Villamil-
dc.contributor.authorCarrascal, Ivette Tatiana Castilla-
dc.date.accessioned2017-02-20T16:14:45Z-
dc.date.available2017-02-20T16:14:45Z-
dc.date.issued2017-02-20-
dc.date.submitted2017-01-27-
dc.identifier.citationCARRASCAL, Ivette Tatiana Castilla. Movimentos sociais na construção social de mercados: uma análise comparada entre a Colômbia e o Equador. 2017. 192 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22678-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, 2017.en
dc.description.abstractQual é a relação entre os recursos dos movimentos sociais e a construção social de mercados agroalimentares? O objetivo principal desta tese é responder a essa pergunta, indicando que os recursos dos movimentos sociais e a construção social de mercados acontecem mediante a resolução de problemas de coordenação, como são o valor, a cooperação e a competição. Para tanto, foi preciso entender a trajetória da construção social dos mercados dos movimentos sociais da Região Andina, suas dinâmicas, práticas e valores e avançar no entendimento de como os movimentos sociais podem influenciar dispositivos de julgamento e códigos culturais. Foi realizada uma análise comparativa entre os casos da Agrosolidaria, na Colômbia, e do meSSe, no Equador. Entrevistas em profundidade realizadas entre 2014 e 2016, junto com pesquisa documental e a utilização de ferramentas como o Nvivo permitiram compreender que os circuitos são utilizados como uma estratégia de organização para alguns dos novos movimentos sociais. A resolução de problemas de coordenação para a construção social de mercados se vale também de dispositivos de julgamento e de outras estratégias para estabelecer a confiança entre produtores e consumidores. Os recursos humanos têm um papel decisivo na construção social de mercados agroalimentares, evidenciando que as relações de solidariedade e reciprocidade são indispensáveis e imprimem uma identidade às dinâmicas próprias das economias locais camponesas e indígenas.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleMovimentos sociais na construção social de mercados : uma análise comparada entre a Colômbia e o Equadoren
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordMovimentos sociaisen
dc.subject.keywordConstrução social de mercadosen
dc.subject.keywordMercadoen
dc.subject.keywordColômbiaen
dc.subject.keywordEquadoren
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.01.T.22678pt_BR
dc.description.abstract1What is the relationship between the resources of social movements and the social construction of agrifood markets? The main objective of this thesis answer this question, indicating that the resources of social movements and the social construction of markets happens through the resolution of coordination problems such as value, cooperation and competition. In order to do so, it was necessary to understand the trajectory of the social construction of the markets of the Andean social movements, their dynamics, practices and values and to advance in the understanding of how social movements can influence judgment devices and cultural codes. A comparative analysis was carried out between the cases of Agrosolidaria in Colombia and the meSSe in Ecuador. In-depth interviews conducted between 2014 and 2016, along with documentary research and the use of tools such as the Nvivo allowed us to understand that the circuits are used as an organizational strategy for some of the new social movements. The resolution of coordination problems for the social construction of markets also relies on judgments and other strategies to establish trust between producers and consumers. Human resources play a decisive role in the social construction of agrifood markets, showing that the relations of solidarity and reciprocity are indispensable and impart an identity to the dynamics of local peasant and indigenous economies.en
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