Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22702
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_EdidácioAraújoChaves.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPato, Claudia Márcia Lyra-
dc.contributor.authorChaves, Edidácio Araújo-
dc.date.accessioned2017-02-21T15:37:41Z-
dc.date.available2017-02-21T15:37:41Z-
dc.date.issued2017-02-21-
dc.date.submitted2016-12-15-
dc.identifier.citationCHAVES, Edidácio Araújo. Blog e educação ambiental: uma experiência junto a estudantes do Ensino Médio. 2016. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22702-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.en
dc.description.abstractO presente estudo reuniu blog e Educação Ambiental para fazer uma experiência com estudantes do Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI), uma escola pública localizada na cidade do Gama, ligada à Secretaria de Estado de Educação/DF. O objetivo foi compreender como a ferramenta blog poderia contribuir para repercutir práticas em Educação Ambiental junto a estudantes do ensino médio. O processo consistiu em formação vivencial que resultou em publicação de conteúdo (posts), originado no âmbito da pesquisa para compartilhamento na Web. A pesquisa teve abordagem qualitativa e foi realizada por meio de rodas de conversa e oficinas de sensibilização, com os sujeitos refletindo sobre o Eu, o Outro e o planeta Terra. Essas temáticas tiveram por referencial a complexidade ambiental e a ecologia humana. A amostra da pesquisa foi de 12 (doze) estudantes: 08 (oito) do sexo feminino e 04 (quatro) masculino, com idade entre 16 (dezesseis) e 18 (dezoito) anos, entre os quais 01 (um) cursava o 1º ano e 11 (onze) o 2º ano, residentes da cidade do Gama e de outras cidades do entorno de Brasília/DF. Os resultados, a partir das discussões que iam acontecendo no decorrer das oficinas de sensibilização, apontaram para a repercussão de uma Educação Ambiental fundada na complexidade e ecologia humana. A compreensão dos estudantes acerca das dimensões tratadas mostrou que eles conseguiram ultrapassar um entendimento linear e simplista sobre o meio ambiente assim como transpuseram para a ferramenta blog as produções baseadas nas discussões temáticas, conseguindo os retornos em forma de comentários. Nesse sentido, a tecnologia aliada à prática vivencial e simbólica da Educação Ambiental fundamentada na ecologia humana, na complexidade e na perspectiva transdisciplinar mostra-se promissora e deve ser fomentada, sobretudo na formação de jovens, em razão de seu dinamismo e sua familiaridade para esse público.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleBlog e educação ambiental : uma experiência junto a estudantes do Ensino Médioen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordBlogsen
dc.subject.keywordEducação ambientalen
dc.subject.keywordEcologia humanaen
dc.subject.keywordEnsino médioen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22702pt_BR
dc.description.abstract1The present study brought together a blog and Environmental Education to make an experience with students of the Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI), a public school located in the city of Gama and linked to the Secretaria de Estado de Educação/DF. The objective was to understand how the blog tool could contribute to pass on practices in Environmental Education next to high school students. The process consisted of experiential training that resulted in the publication of content (posts), originated in the scope of the research for sharing on the Web. The research had a qualitative approach and was carried out through talk wheels and sensitization workshops, with the subjects reflecting on the Self, the Other, and the planet Earth. These themes were based on environmental complexity and human ecology. The sample of the research was 12 (twelve) students: 08 (eight) female and 04 (four) male, aged between 16 (sixteen) and 18 (eighteen) years, among which 01 (one) attended the 1st year and 11 (eleven) the 2nd year, residents of the city of Gama and other cities around Brasília / DF. The results, from the discussions that were going on during the sensitization workshops, pointed to the repercussion of an Environmental Education based on complexity and human ecology. The students' understanding of the dimensions treated showed that they were able to overcome a linear and simplistic understanding of the environment as well as transposing the productions based on the thematic discussions to the blog tool, obtaining feedback in the form of comments. In this sense, the technology associated with the experiential and symbolic practice of Environmental Education based on human ecology, complexity and transdisciplinary perspective is promising and should be fostered, especially in the formation of young people, due to their dynamism and their familiarity with this public.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.