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2016_JoséFrançaNeto.pdf4,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoraes, Raquel de Almeida-
dc.contributor.authorFrança Neto, José-
dc.date.accessioned2017-03-02T17:29:09Z-
dc.date.available2017-03-02T17:29:09Z-
dc.date.issued2017-03-02-
dc.date.submitted2016-12-15-
dc.identifier.citationFRANÇA NETO, José. Educação a distância (EaD) num IPES brasileira: as condições de trabalho do tutor no sistema UAB: a Unimontes em questão. 2016. vi, 249 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22781-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.en
dc.description.abstractEsta tese investiga as condições de trabalho na educação a distância em face das novas configurações de papéis nas funções do trabalho docente dessa modalidade de ensino, em específico o trabalho do tutor. Para isso, tomou como objeto empírico o curso de pedagogia em uma instituição pública de ensino superior (IPES) brasileira, integrante do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Por meio de uma abordagem crítica na perspectiva do materialismo histórico-dialético, foram analisadas as categorias de flexibilização, intensificação e precarização do trabalho no intuito de verificar as condições de trabalho do tutor. Os procedimentos envolveram entrevistas realizadas com os professores e questionários junto ao tutor, bem como análise documental no sentido de entender suas funções e atribuições nessa modalidade de ensino. Os resultados evidenciam que prevalecem as condições contraditórias no papel do tutor que configuram em atribuições intensificadas e flexibilizadas no trabalho docente na EaD. Isso resulta ainda na precarização do trabalho desses profissionais que tendem a ser desvalorizados na medida em que não há uma forma de compensação salarial pelo seu desempenho profissional pois recebem bolsa. Por fim, consideramos que o cenário analisado constitui historicamente a transição da base da força de trabalho tradicional para estruturas ocupacionais flexíveis no espaço-tempo virtual cibernético. Esse cenário de mudança tende impactar nas atribuições do trabalho dos teletrabalhadores e/ou infoproletários, como o papel do tutor, para lidar no seu esforço físico, mental, intelectual e psíquico diante da complexidade do processo de ensino-aprendizagem na modalidade de educação a distância.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEducação a distância (EaD) num IPES brasileira : as condições de trabalho do tutor no sistema UAB : a Unimontes em questãoen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordEnsino a distânciaen
dc.subject.keywordTrabalhoen
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaisen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.12.T.22781-
dc.description.abstract1This thesis investigates the working conditions in distance education in face of the new configurations of roles in the functions of the teaching work of this type of teaching, in particular the work of the tutor. For this, he took as an empirical object the pedagogy course in one of a Brazilian public university (IPES), a member of the Universidade Aberta do Brasil (UAB) system. Through a critical approach in the perspective of historical-dialectical materialism, the categories of flexibilization, intensification and precarization of work were analyzed in order to verify the working conditions of the tutor. The procedures involved interviews with teachers and questionnaires with the tutor, as well as documentary analysis in order to understand their functions and attributions in the modality of distance education. The results show that the contradictory conditions prevailing in the role of the tutor who configure in intensified and flexible assignments in the teaching work in distance education. This also results in the precariousness of the work of these professionals who tend to be devalued to the extent that there is no form of compensation for their professional performance because they receive a scholarship. Finally, we consider that the scenario analyzed historically constitutes the transition from the base of the traditional workforce to flexible occupational structures in the cybernetic virtual space-time. This scenario of change tends to impact the work assignments of teleworkers and / or infoproletary, such as the role of the tutor, to deal with their physical, mental, intellectual and psychic effort in the face of the complexity of the teaching-learning process in the distance education modality.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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