Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23019
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RenonPenadeSá.pdf9,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouto, Virgínia Tiradentes-
dc.contributor.authorSá, Renon Pena de-
dc.date.accessioned2017-03-23T13:59:25Z-
dc.date.available2017-03-23T13:59:25Z-
dc.date.issued2017-03-23-
dc.date.submitted2016-12-19-
dc.identifier.citationSÁ, Renon Pena de. Os princípios de design da informação e sua aplicação em projetos de websites de jornais: estudo de caso do website do jornal O Globo. 2016. 194 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23019-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2016.en
dc.description.abstractO objetivo principal da presente pesquisa foi investigar como os princípios do design de informação podem ser aplicados na criação de projetos de websites de jornais. Para tanto, foi utilizado como estudo de caso o website do jornal O Globo. Inicialmente, foi feita uma revisão da literatura de princípios do design de informação descritos por O'Grady e O’Grady (2008), Petterson (2012), Lidwell et al. (2010) e Rogers et al. (2013), que tinham relevância para o design de notícias. Com base nessa revisão, foi proposta uma lista de princípios para o design de websites de notícias. Uma análise da organização visual da informação e das estruturas de navegação da capa do website do jornal O Globo foi feita, utilizando a lista de princípios e a técnica denominada semana aleatória. Ainda, com o intuito de verificar as impressões da análise e obter de forma objetiva as respostas da questão de pesquisa, foram feitas entrevistas na redação do Jornal O Globo com os profissionais envolvidos na edição da capa do website e na criação do projeto gráfico. Os resultados da pesquisa permitiram compreender como a redação de O Globo organiza-se para editar o website e como os princípios do design de informação foram aplicados na criação do projeto gráfico de O Globo. A partir do cruzamento desses princípios com as impressões da análise e das entrevistas, foi elaborada uma lista de recomendações para a atividade projetual do design de notícias em produtos digitais.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleOs princípios de design da informação e sua aplicação em projetos de websites de jornais : estudo de caso do website do jornal O Globoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordDesign da informaçãoen
dc.subject.keywordDesign de notíciasen
dc.subject.keywordWebsite de notíciasen
dc.subject.keywordProdutos digitaisen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.23019-
dc.contributor.advisorcoJorge, Thaïs de Mendonça-
dc.description.abstract1The main objective of this research was to investigate how the principles of information design can be applied in the creation of newspaper website projects. For that, the website of the newspaper O Globo was used as a case study. Initially, a review of the information design literature described by O'Grady and O'Grady (2008), Petterson (2012), Lidwell et al. (2010) and Rogers et al. (2013) that had relevance to news design. From this review, a list of principles for the design of news websites was proposed. An analysis of the visual organization of the information and the navigation structures of the home page O Globo website was made using the list of principles and the technique called "random week". Also, in order to verify the impressions of the analysis and objectively obtain answers to the research question, interviews were made with the newspaper O Globo editorial team, with the professionals involved in editing of the website and in the creation its graphic design. The results of the survey allowed us to understand how O Globo's newsroom is organized to edit the website and how the principles of information design were applied in the creation of O Globo's graphic design. From the intersection of these principles with the impressions of analysis and interviews, a list of recommendations for the design activity of news design in digital products was elaborated.en
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Design (IdA DIN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.