Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23158
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AllanMendesdeJesus.pdf8,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNóbrega, Christus Menezes da-
dc.contributor.authorJesus, Allan Mendes de-
dc.date.accessioned2017-03-31T15:43:44Z-
dc.date.available2017-03-31T15:43:44Z-
dc.date.issued2017-03-31-
dc.date.submitted2016-12-14-
dc.identifier.citationJESUS, Allan Mendes de. Design e narrativa: a prática, pesquisa e didática em design a partir da relação entre ficção e realidade. 2016. 124 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23158-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2016.en
dc.description.abstractO segundo milênio trouxe ao campo de design diversas possibilidades na concepção de produtos e na criação de experiências. Levando em consideração a velocidade da prototipagem e os avanços científicos de nossa época, nossa sociedade se ampliou tanto na sua velocidade de informação quanto nos meios de lidar com tecnologia, interação social e produção cultural. Essa dissertação pretende discutir sobre como esses conceitos de aceleração tecnológica e social permitiram que elementos de realidade e ficção pudessem se amalgamar, tornando-se participantes nos trabalhos de design. A partir disso, são explorados os conhecimentos de áreas de prática e pesquisa em design que empregam conceitos de ficção especulativa para a construção de seus artefatos, refletindo sobre como essas práticas constroem interações entre as nossas realidades com universos da ficção. Tendo do material da dissertação, foi lecionada uma matéria por quatro semestres entre 2015 e 2016 no curso de Design (DIn) do Instituto de Artes (IdA) da Universidade de Brasília (UnB), com o objetivo de experimentar didáticamente os materiais obtidos com essa pesquisa, trazendo a alunos de diversas graduações conceitos de ficções especulativas contextualizadas em nossa atualidade. Os resultados da pesquisa e da máteria inferem uma necessidade de um ensino focado em design e narrativa, que sirva de estudo e produção de cenários especulativos, aguçando os sentidos críticos a possibilidades de nossa atualidade.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleDesign e narrativa : a prática, pesquisa e didática em design a partir da relação entre ficção e realidadeen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordDesignen
dc.subject.keywordFicção científicaen
dc.subject.keywordNarrativaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.23158pt_BR
dc.description.abstract1The second millennium has brought to the design field diverse possibilities in the conception of products and in the creation of experiences. Taking into account the speed of prototyping and the scientific advances of our time, our society expanded in their speed of communication and in the meanings of dealing with technology, social interaction and cultural production. This dissertation pretends to discuss about how these concepts of technological and social acceleration permitted that elements from reality and fiction could amalgamate, becoming participants in the works of design. From this, are explored the knowledge of practice and research of design areas that employ concepts of speculative fiction for the construction of their artifacts, reflection on how these practices build interactions between our realities to fictional universes. Using the material of the dissertation, a class was taught for four semesters between 2015 and 2016 in the Design (Din) course of the Institute of Arts (IdA) at University of Brasília (UnB), with the objective of experimenting didactically the material obtained through this research, bringing to the students of diverse graduation courses concepts of speculative fictions contextualized in our actuality. The results of the research and the class infer a necessity of a teaching focused in design and narrative, which brings the study and production of speculative scenarios, sharpening the critical senses to possibilities of our actuality.en
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Design (IdA DIN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.