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ARTIGO_AvaliacaoDesempenhoDocente.pdf732,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorNogueira, Danielle Xabregas Pamplona-
dc.contributor.authorJesus, Girlene Ribeiro de-
dc.contributor.authorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.date.accessioned2017-04-10T14:20:10Z-
dc.date.available2017-04-10T14:20:10Z-
dc.date.issued2013-01-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Danielle Xabregas Pamplona; JESUS, Girlene Ribeiro de; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. Avaliação de desempenho docente no Brasil: desvelando concepções e tendências. Linhas Críticas, Brasília, v. 19, n. 38, p. 13-32, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8917/6694>. Acesso em: 06 abr. 2017.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23234-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo evidenciar as principais concepções e tendências dos sistemas de avaliação de desempenho docente nas redes estaduais de educação básica no Brasil. A discussão do tema tratou da relação entre avaliação, responsabilização e desenvolvimento profissional, bem como das concepções que orientam os processos avaliativos de desempenho docente. As análises do levantamento realizado a partir das informações disponíveis nos sítios das 27 Secretarias Estaduais de Educação revelaram que, nos estados brasileiros, a tendência predominante nas políticas de avaliação docente se dá na perspectiva da responsabilização, na maioria das vezes se utilizando dos resultados de avaliações do desempenho de alunos, que se distanciam dos pressupostos que orientam o processo de desenvolvimento profissional docente.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherFaculdade de Educação - Universidade de Brasíliaen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAvaliação de desempenho docente no Brasil : desvelando concepções e tendênciasen
dc.title.alternativeTeacher performance evaluation in Brazil : revealing concepts and trendsen
dc.title.alternativeEvaluación del desempeño docente en Brasil : conceptos y tendenciasen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordProfessores - avaliaçãoen
dc.subject.keywordDesempenho - avaliaçãoen
dc.rights.licenseLinhas Críticas - DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL - Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). Fonte: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 06 abr. 2017.en
dc.description.abstract1The aim of this article is to show the main conceptions and trends of teaching performance evaluation systems in state-level basic education school networks in Brazil. The discussion considers the relationship between evaluation, accountability and professional development. The analysis of the survey in the 27 websites of the state departments of education revealed that, in the Brazilian states, the prevailing trend in policies of teacher evaluation takes the perspective of accountability, in most cases, using the results of students’ performance evaluations, quite a deviation from the assumptions that guide the process of teacher professional development.en
dc.description.abstract2El presente artículo tiene como objetivo revelar las principales tendencias y concepciones de los sistemas de evaluación del desempeño en las redes públicas de educación básica en Brasil. El tema de la discusión trataba de la relación entre la evaluación, rendición de cuentas y el desarrollo profesional. El análisis de los sitios de los 27 departamentos estatales de educación reveló que, en los estados de Brasil, la tendencia predominante en las políticas de evaluación docente adopta la perspectiva de la rendición de cuentas, en la mayoría de los casos, utilizando los resultados de las evaluaciones de desempeño de los estudiantes que se alejan del proceso de desarrollo profesional docente.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação-
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