Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/23259
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JanaraLaízadeAlmeidaSoares.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Os aspectos epistemológicos da sátira e da paródia na obra Pantaleón y las visitadoras, de Mario Vargas Llosa
Autor(es): Soares, Janara Laíza de Almeida
Orientador(es): Pérez Laborde, Elga
Assunto: Vargas Llosa, Mario, 1936-
Sátira
Paródia
Epistemologia
Romance
Data de publicação: 13-Abr-2017
Referência: SOARES, Janara Laíza de Almeida. Os aspectos epistemológicos da sátira e da paródia na obra Pantaleón y las visitadoras, de Mario Vargas Llosa. 2017. 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é analisar os desdobramentos epistemológicos da sátira e da paródia na literatura, utilizando como corpus o livro Pantaleón y las visitadoras (1973), do peruano Mario Vargas Llosa. Partiu-se da noção de que a atividade estética é um jogo amplo, correspondente às relações estabelecidas entre obra, autor, leitor e mundo, que permite a reflexão acerca dessas relações, apresentadas através de elementos estéticos que oferecem outras visões não abarcadas pela objetividade. Analisaram-se, então, as relações específicas entre a arte literária e a produção de saberes, discutindo a noção de conhecimento proporcionada pela literatura e sua diferenciação dos demais tipos de conhecimento. Posteriormente, consideraram-se as particularidades da sátira e da paródia realizadas no corpus desta pesquisa, concluindo que tais manifestações possibilitam a desautomatização e a desconstrução dos discursos hegemônicos, a partir de onde se pode construir novas visões sobre as realidades às quais os discursos parodiados satiricamente se referem.
Abstract: The objective of this research is to analyze the epistemological repercussions of satire and parody on literature considering the book Pantaleón y las visitadoras (1973) wrote by the Peruvian author Mario Vargas Llosa. From the idea of aesthetic activity as a wide game, which refers to the relations established between work, author and world, it is allowed a reflection on these relations presented through aesthetic elements that offer other visions not embraced by objectivity. So that, it was examined specific relations between literary art and the production of knowledge discussing the idea of awareness brought by literature and its distinction of other types of knowledge. Afterwards, it was regarded the characteristics of satire and parody analyzed on this research objects. It was concluded that these manifestations permit the desautomatization and the deconstruction of hegemonic speeches based on where is possible to build new visions over realities which parodied speeches satirically refers to.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23259
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.