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2017_FranciscoFerreiradosSantosNeto.pdf3,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorAlmeida, Jaime Gonçalves de-
dc.contributor.authorSantos Neto, Francisco Ferreira dos-
dc.date.accessioned2017-04-25T17:24:39Z-
dc.date.available2017-04-25T17:24:39Z-
dc.date.issued2017-04-25-
dc.date.submitted2017-02-10-
dc.identifier.citationSANTOS NETO, Francisco Ferreira dos. A dança que produz espacialidades: análise do Cavalo-Marinho. 2017. 121 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23373-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2017.en
dc.description.abstractEsta pesquisa trata-se de uma análise do Cavalo-Marinho - uma manifestação artística da região da Zona da Mata Norte de Pernambuco -, cujo foco principal são as espacialidades que ele cria a partir de uma análise do corpo na dança em repouso e em movimento. A mesma embasa-se nas observações do terreiro na Casa da Rabeca do Brasil, onde há anualmente encontros de Cavalos-Marinhos. O trabalho de pesquisa volta-se para a análise da produção de espacialidades da dança do Cavalo-Marinho, onde se usou a Topologia Geométrica para graficar a dança e confirmar estes espaços topológicos, já que outros estudos tinham apenas constatado as relações no engenho, o cunho social, as brincadeiras e as realidades dos brincantes. Perpassando as nuances sócio-históricas do espaço, como pela explanação da dança do Cavalo-Marinho e o "meio negro" constata-se a capacidade da dança "produzir espacialidades" e de se confirmar com a representatividade da graficação das principais cenas escolhidas.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA dança que produz espacialidades : análise do Cavalo-Marinhoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordCorpo e arteen
dc.subject.keywordSamba - música popular - Brasilen
dc.subject.keywordDança - Pernambuco (PE)en
dc.subject.keywordManifestação artísticaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23373-
dc.description.abstract1This research is an analysis of Cavalo-Marinho - an artistic manifestation of the region of Zona Norte Mata de Pernambuco -, whose main focus are the spatialities that it creates from an analysis of the body in the dance at rest and in movement . The same has a background of the observations of the terreiro in the House of the Rabeca of Brazil, where there are annually meetings of Cavalo-Marinho. The research work turns to the analysis of the spatial production of the Cavalo-Marinho, where the Geometric Topology was used to graph the dance and to confirm these topological spaces, since other studies had only verified the relations in the mill, the Social character, the jokes and the realities of the players. Perceiving the socio-historical nuances of space, as in the explanation of the Cavalo-Marinho dance and the "black environment", one can see the dance's ability to "produce spatialities" and to confirm with the representativeness of the grafication of the main scenes chosen.en
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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