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2016_JoseFernnellArenasGómez.pdf54,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCayón Durán, Luis Abraham-
dc.contributor.authorArenas Gómez, Jose Fernnell-
dc.date.accessioned2017-05-02T22:48:01Z-
dc.date.available2017-05-02T22:48:01Z-
dc.date.issued2017-05-02-
dc.date.submitted2016-12-02-
dc.identifier.citationARENAS GÓMEZ, Jose Fernnell. Sembrando vidas: la persona i'ku y su existencia entre lo visible y lo invisible. 2016. 465 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23428-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese procura indagar sobre a forma como é construída a pessoa entre os i´ku (arhuacos), um grupo de língua chibcha que ocupa a Sierra Nevada de Santa Marta, ao norte da Colômbia. Analisando os conceitos de ánugwe (vitalidade) e zasari / gun´gawun (pagamentos e oferendas), identificaram-se os principais constituintes da pessoa i´ku, apontando também ao protagonismo dos especialistas rituais (os mamu) nesse processo, à transcendência do vínculo com o território, e à importância da reciprocidade como princípio da relação com todos os seres do cosmos, humanos e não humanos. Evidenciou-se também que a construção da pessoa i´ku é perpassada pelo fato de que diferentes dimensões do mundo aparecem como manifestações de um mesmo principio vital, permitindo criar relações de contiguidade entre níveis diversos como o cosmos, o território, as casas cerimoniais e o corpo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSembrando vidas : la persona i'ku y su existencia entre lo visible y lo invisiblept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordLíngua chibchapt_BR
dc.subject.keywordColômbia - culturapt_BR
dc.subject.keywordRelações culturaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.12.T.23428pt_BR
dc.description.abstract1This thesis seeks to explore how person is constructed among the i'ku people (Arhuacos), a Chibcha-speaking group that lives in the Sierra Nevada of Santa Marta in northern Colombia. Analyzing the concepts of ánugwe (vitality) and zasari/gun´gawun (“pagamenos” or offerings), the main elements that constitute the i'ku person were identified, highlighting the role played by ritual specialists (the mamu) in this process, as well as the transcendence of the bond/relationship with the land/territory, and the importance of the relationship of reciprocity that must be maintained with other beings that inhabit the cosmos: human and nonhuman. It was also demonstrated that the construction of the i'ku person is transcended by the fact that different dimensions of his world appear as manifestations of the same vital principle, allowing relationships of continuity to be created between levels as diverse as the cosmos, land/territory, ceremonial houses and the body.pt_BR
dc.description.abstract2Esta tesis busca explorar la forma como se construye la persona entre la gente i´ku (arhuacos), grupo de lengua chibcha que habita en la Sierra Nevada de Santa Marta, en el norte de Colombia. Analizando los conceptos de ánugwe (vitalidad) y zasari/gun´gawun (pagamentos u ofrendas), se identificaron los principales elementos que constituyen la persona i´ku, resaltando el protagonismo que en dicho proceso tienen los especialistas rituales (los mamu), así como la trascendencia del vínculo con el territorio, y la importancia de la relación de reciprocidad que debe ser mantenida con los demás seres que habitan el cosmos, humanos y no humanos. Se evidenció también que la construcción de la persona i´ku es traspasada por el hecho de que diferentes dimensiones de su mundo aparecen como manifestaciones de un mismo principio vital, permitiendo crear relaciones de continuidad entre niveles tan diversos como el cosmos, el territorio, las casas ceremoniales y el cuerpo.pt_BR
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