Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/23439
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RepresentacaoSocialAluno.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVasconcellos, Karina Mendonça-
dc.contributor.authorSantos, Maria de Fátima Souza-
dc.contributor.authorAlmeida, Ângela Maria de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-05-05T13:55:54Z-
dc.date.available2017-05-05T13:55:54Z-
dc.date.issued2011-07-
dc.identifier.citationVASCONCELLOS, Karina Mendonça; SANTOS, Maria de Fátima Souza; ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira. A representação social do aluno com deficiência na educação inclusiva: o olhar das crianças. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 6, n. 2, p. 277-287, jul/dez. 2011. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2441/2321>. Acesso em: 04 maio 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23439-
dc.description.abstractHistoricamente excluídas, as pessoas com deficiência vêm sendo socialmente inseridas por meio de novas normas orientadas por princípios igualitários. A Teoria das Representações Sociais, que estuda como o senso comum constrói “teorias” sobre objetos relevantes, foi utilizada para responder como essa conjuntura afeta social e psicologicamente as crianças nas escolas inclusivas. Utilizamos uma abordagem pluri metodológica com associações livres, desenhos e grupos focais para estudar as representações sociais sobre o colega com deficiência compartilhadas por 39 crianças de turmas de terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do Recife. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e do software EVOC e os resultados evidenciam que as crianças com deficiência são vistas como pessoas limitadas por uma falta ou incapacidade permanente ou passageira; aprendem de forma diferente das demais e atrapalham as aulas; necessitam de cuidado e proteção; são autorizadas a participar do grupo, sem constituir parte dele. O grupo parece estar delineando os contornos da alteridade, evidenciando uma representação em construção.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA representação social do aluno com deficiência na educação inclusiva : o olhar das criançaspt_BR
dc.title.alternativeThe social representation about handicapped students in inclusive education : the view of childrenpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordDeficientespt_BR
dc.rights.licensePráxis Educativa - Declaração de Direito Autoral-Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party. Creative Commons License Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (BY-NC-ND 2.5 Brasil). Fonte: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 04 maio 2017.pt_BR
dc.description.abstract1Historically excluded, handicapped people have been socially included through new standards guided by egalitarian principles. The Social Representation Theory, which studies how the common sense builds “theories” about relevant objects, was used to answer how this situation affects children socially and psychologically in inclusive schools. We use a multimethodological approach with free associations, drawings and focus groups to study the social representations of 39 third and fourth-grade students about their handicapped colleagues, all the children being from a state school in Recife, Pernambuco. The data were submitted to content analysis and analysis using the EVOC software, and the results indicate that handicapped children are seen as people limited by a temporary or permanent shortage or disability; they learn differently from others and disrupt classes; they require constant care and protection; they are allowed to join the group, but not to be part of it. The group seems to be outlining the contours of otherness, which shows a representation under construction.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.