Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Neder, Ricardo Toledo | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-26T14:50:59Z | - |
dc.date.available | 2017-05-26T14:50:59Z | - |
dc.date.issued | 2015-05 | - |
dc.identifier.citation | Neder, Ricardo Toledo. A prática da adequação sociotécnica entre o campesinato: educação, ciência e tecnologia
social. Linhas Críticas, Brasília, v.21, n.45, p. 357-381, mai./ago. 2015. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/16731>. Acesso em: 26 maio 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23572 | - |
dc.description.abstract | No Brasil e na América Latina, o movimento pela tecnologia social tem sido ressignificado pelos estudos socioconstrutivistas da tecnologia (ESCT) nos quais ciência e tecnologia são processos gêmeos nas práticas sociotécnicas do cotidiano. Tal abordagem foi desenvolvida pelos autores da corrente da teoria da adequação sociotécnica (AST). Este artigo analisa três experiências cujos atores colocam em centralidade as práticas sociais e culturais como associadas às práticas técnicas, sem ruptura entre conteúdos sociais e formas técnicas nas relações econômicas. Resultado de acompanhamento sistemático de pesquisa nos últimos cinco anos, o campo das experiências paradigmáticas, aqui analisadas, exige uma abertura das políticas de educação científica e tecnológica da universidade, agências de pesquisas científicas e tecnológicas, e do sistema de fomento. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade de Educação - UnB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A prática da adequação sociotécnica entre o campesinato : educação, ciência e tecnologia social | pt_BR |
dc.title.alternative | The sociotechnical adaptation praxis among peasantry : education, science and social technology | pt_BR |
dc.title.alternative | La práctica de la adecuación socio-técnica entre el campesinado : la educación, la ciencia y la tecnología social | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência e tecnologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência e tecnologia - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | Linhas Críticas - Declaração de Direito Autoral - Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). Fonte: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 22 maio 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the first decade of the XXI century, a movement for social technology became
part of the Social Constructivism of Technology (SCT) studies, by which Science and
Technology are viewed as entwined in the sociotechnical processes of everyday life. In
Brazil and Latin America, this SCT approach was developed by authors under the name
of Sociotechnical Adaptation (STA) theory. This article analyzes three paradigmatic
experiences whose social actors focus on social practices and technical improvements,
without creating a breach between social and technical contents of social and economic
relations. This kind of experience requires broadening scientific and technological
policies, both in the University and in state agencies, such as the Ministry of Science,
Technology & Innovation. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | En Brasil y en América Latina, el movimiento por la tecnología social ha sido
reinterpretada por los estudios tecnológicos socioconstructivistas (ESCT) en el que
la ciencia y la tecnología son procesos paralelos en las prácticas sociotécnicas de la
vida cotidiana. En Brasil y en América Latina este enfoque ha sido desarrollado por
los autores de la teoría de la adecuación sociotécnica (AST). Este artículo analiza
tres experimentos cuyos actores se centralizan en las prácticas sociales y culturales
asociadas con el contenido técnico y práctico, sin ruptura entre las formas sociales y las
técnicas en las relaciones económicas. Este tipo de experiencia requiere una apertura
de la ciencia política y la educación tecnológica en el ámbito de la universidad, como
las agencias de las políticas científicas y tecnológicas. | pt_BR |
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