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2017_PedroGuilhermeBastosMenezes.pdf832,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorEyben, Piero Luis Zanetti-
dc.contributor.authorMenezes, Pedro Guilherme Bastos-
dc.date.accessioned2017-05-27T14:28:27Z-
dc.date.available2017-05-27T14:28:27Z-
dc.date.submitted2017-03-20-
dc.identifier.citationMENEZES, Pedro Guilherme Bastos. Morreu o mar, que foi: Riobaldo e o luto manejável no Grande sertão: veredas. 2017. 76 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23593-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2017.pt_BR
dc.description.abstractDividida em três capítulos, esta dissertação se propõe a pensar a temática do luto no Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, principalmente na reação de Riobaldo à morte de Diadorim. Em um primeiro momento, a leitura do romance é feita com base nas concepções de dois pensadores do luto, Sigmund Freud e Jacques Derrida – o primeiro com uma perspectiva de um luto superável, enquanto o segundo, ao inseri-lo em uma esfera ética e engendrar crítica à compreensão freudiana, considera o luto um processo impossível. Em seguida, procura-se descrever o luto do narrador e demonstrar que ele contém características singulares, nomeando-o “luto manejável”, sendo esse aquele que se faz por uma outra metade de si. Por fim, intenta-se reconhecer na própria linguagem do romance – em procedimentos tal quais o anacoluto ou a repetição – as marcas desse processo, aproximando-o finalmente do gênero diário de luto.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMorreu o mar, que foi : Riobaldo e o luto manejável no Grande sertão : veredaspt_BR
dc.title.alternativeMorreu o mar, que foi : Riobaldo and the handable mourning in the Grande sertão : veredaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura brasileirapt_BR
dc.subject.keywordLutopt_BR
dc.subject.keywordMelancoliapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23593-
dc.description.abstract1In three chapters, this dissertation is an attempt to think about the theme of mourning in "Grande sertão: veredas", by Guimarães Rosa, mainly in Riobaldo's reaction to Diadorim's death. Firstly, the reading of the novel is based on the oeuvre of two thinkers of the mourning process, Sigmund Freud and Jacques Derrida – the first one with the perspective of a surmountable mourning, while the second, after inserting the question into an ethic sphere and criticizing the Freudian concepts, considers mourning an impossible process. Afterwards, the protagonist's mourning is described in its particular details, being named a "handable mourning" ("luto manejável"), a kind of grief that is felt for another half of oneself. In the end, there's an attempt to recognize in the novel's own language - within procedures such as anacoluthon or repetitions - the signs of the sorrow itself. Finally, the novel is read as if it were part of the literary genre of the mourning diary.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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