http://repositorio.unb.br/handle/10482/2366
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2006_Olga Maria Pimentel Jacobina.pdf | 416,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Adolescente em conflito com a lei : trabalho e família |
Autor(es): | Jacobina, Olga Maria Pimentel |
Orientador(es): | Costa, Liana Fortunato |
Assunto: | Adolescentes Família Juventude socialmente desajustada Marginalidade social Interação social |
Data de publicação: | 28-Abr-2006 |
Data de defesa: | 28-Abr-2006 |
Referência: | JACOBINA, Olga Maria Pimentel. Adolescente em conflito com a lei: trabalho e família. Brasília, 2006. 111 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006. |
Resumo: | Este estudo tem o objetivo de compreender o significado da experiência de trabalho de adolescentes em conflito com a lei e investigar qual influência esta experiência pode ter na vida destes jovens e em suas relações familiares, além de tentar compreender o significado da Bolsa de Reinserção Juvenil (programa do Governo Distrital que beneficia adolescentes que cumprem medida socioeducativa conforme critérios pré-estabelecidos) tanto para estes jovens quanto para suas famílias. A partir de uma abordagem qualitativa foi realizado o estudo de casos de três rapazes que cumprem a medida socioeducativa Liberdade Assistida e trabalham concomitantemente. Para tanto, foram feitas entrevistas individuais e familiares com os adolescentes, além da elaboração do genograma pela família. Os resultados indicam que o trabalho se configura como um importante elemento reintegrador deste adolescente numa rede social de proteção, porém, traz um significado esvaziado de sentido na perspectiva em que é visto apenas como uma forma de ocupar o tempo: trabalhar para não fazer outra coisa, como se envolver com a justiça, por exemplo. Nesta perspectiva, o trabalho pode servir como uma alternativa (de fuga) à elaboração do sofrimento psíquico relacionado ao ato infracional do adolescente. No que se refere a Bolsa, mesmo tendo a freqüência escolar do jovem como critério para recebê-la, representa para este e sua família uma forma de prover suas necessidades básicas (alimentação, moradia, etc.) sem ser vinculada a um investimento na qualificação profissional do adolescente, o que poderia possibilitar uma reinserção mais eficaz na sociedade.
_________________________________________________________________________________________ ABSTRACT This study has the objective to understand the meaning of work experience of adolescents who have committed ilegal acts and investigate which influence this experience may have in these youngers lives and theirs familiar relations, besides trying to understand the Bolsa de Reinserção Juvenil meaning (District Government program that benefits adolescents who accomplish social-educative comittals according to pre-established rules) for these adolescents and their families. Based on a qualitative methodology, it was elaborated the case study of three adolescents who have been under social-educative comittals of Attended Freedom and work concomitantly. Individual and familiar interviews with the adolescents had been made, beyond the elaboration of the genograma for the family. The results indicate that the work is an important reintegrator element of this adolescent in a protection social net, however, brings an emptied meaning of sense in the way that the work is seen only as a form of occupation of the time: to work instead of making another thing, such as involving with justice. In this perspective, the work may be serving as an alternative (of escape) to the elaboration of the psychic suffering related to the adolescent ilegal act. And the Bolsa represents to the adolescents and their families a form to provide their basic necessities (feeding, housing, etc.) without being related to an investment in the adolescent professional qualification, what could contribute to a more efficient reinsertion in the society. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, 2006. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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