Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23726
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AnaPaulaRibeiroCâmara.pdf6,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Erivelto da Rocha-
dc.contributor.authorCâmara, Ana Paula Ribeiro-
dc.date.accessioned2017-06-23T16:53:03Z-
dc.date.available2017-06-23T16:53:03Z-
dc.date.issued2017-06-23-
dc.date.submitted2017-03-21-
dc.identifier.citationCÂMARA, Ana Paula Ribeiro. Da poesia ao pictórico em A la pintura de Rafael Alberti. 2017. 289 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23726-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA poesia e a pintura possuem um longo histórico de relações, às vezes amistosas, outras nem tanto. Em 1945, o escritor espanhol Rafael Alberti publica um livro de poemas intitulado A la pintura. Poema del color y la línea. Com essa obra, o autor retoma a questão da aproximação entre as artes. Nesta dissertação, objetiva-se entender qual o papel da pintura no desenvolvimento do livro. Há três tipos de poemas na obra, aqui, ocupa-se mais detalhadamente dos poemas dedicados a pintores. Os outros se referem às cores e às técnicas, gêneros e partes da pintura. A pesquisa feita é qualitativa e tem um caráter descritivo e analítico-interpretativo. Percebe-se que o poeta usa diversos procedimentos para transformar a pintura dos 26 pintores escolhidos em poesia. Entre eles estão a ekphrasis, a metatextualidade e a hipertextualidade. A pintura tem um papel múltiplo na construção da obra. Espera-se que este estudo contribua para as investigações interartes de literatura espanhola no Brasil.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDa poesia ao pictórico em A la pintura de Rafael Albertipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPoesiapt_BR
dc.subject.keywordPinturapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura espanholapt_BR
dc.subject.keywordAlberti, Rafael, 1902-1999 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23726-
dc.description.abstract1Poetry and painting have a long history of relationships, sometimes friendly, sometimes not. In 1945, the Spanish writer Rafael Alberti publishes a book of poems entitled A la pintura. Poema del color y la línea. The author returns to the issue of the approximation among the arts by this work. The objective of this dissertation is to understand the role of painting in the development of this literary work. There are three types of poems in the book, here, it deals more in detail of the poems dedicated to painters. The others refer to the colors and techniques, genres and parts of the painting. It was a qualitative research and has a descriptive and analytic-interpretative character. It is noticed that the poet uses several procedures to transform the painting of the 26 chosen painters into poetry. Among them are ekphrasis, metatextuality and hypertextuality. Painting plays a multiple role in the construction of these poems. It is hoped that this study will contribute to the interart investigations of Spanish literature in Brazil.pt_BR
dc.description.abstract2La poesía y la pintura poseen un largo historial de relaciones. Estas a veces son amigables, otras veces no tanto. En el año 1945, el escritor gaditano Rafael Alberti publica A la pintura. Poema del color y la línea. Al escribir este libro, el autor reanuda la discusión de la aproximación entre las artes. En este estudio se procura entender el papel de la pintura en la constitución de esa obra. En el escrito, hay tres tipos de poemas: los dedicados a pintores, los direccionados a los colores y los que contemplan las técnicas, géneros y partes de la pintura. En esta investigación se da especial atención a las poesías que tratan de los pintores. Este estudio es cualitativo y tiene un carácter descriptivo, analítico e interpretativo. Se percibe que el poeta usa diversos procedimientos al transformar la pintura de los 26 pintores elegidos en poesía. Entre esos procesos están la ekphrasis, la metatextualidad y la hipertextualidad. La pintura tiene roles múltiples en la construcción del libro. Se espera que esta investigación haga aportaciones a los estudios interartes de literatura española en Brasil.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.