Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Shimoishi, José Matsuo | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Sandro Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-23T22:26:43Z | - |
dc.date.available | 2017-06-23T22:26:43Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-23 | - |
dc.date.submitted | 2017-03-02 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Sandro Gomes. Modelo conceitual para identificação da influência dos stakeholders em projetos de transportes com base na dinâmica de sistemas. 2017. xx, 222 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23739 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A formação de uma agenda de políticas públicas em transporte é caracterizada por diversas variáveis que interferem na inclusão de projetos de transportes viáveis na agenda. As políticas públicas de transportes são envolvidas em uma complexa rede de atores, ideias, instituições e interesses, que se inter-relacionam para a sua produção e implementação. Assim, este estudo se propõe a desenvolver um modelo conceitual para análise da influência dos stakeholders em projetos de transportes, com base na Dinâmica de Sistemas, possibilitando a visão sistêmica da formulação de uma agenda de políticas públicas em transporte integrada ao processo de influência de stakeholders. Para o desesenvolviento do modelo foi realizado a identificação dos stakeholders que participam direta e indiretamento, bem como as estratégias de influência para formulação da agenda. A identificação dos atributos (Poder, Legitimidade e Urgência), presentes nos stakeholders, bem como sua mensuração por meio do índice de preponderância, possibilitou a classificação dos stakeholders. O modelo proposto possibilita a identificação da percepção da influência dos stakeholders ao longo do processo de formação de uma agenda, por meio de subsistemas que se realimentam, possibilitando as diversas interações no processo. Desenvolveu-se dois tipos de diagramas, a partir da abordagem conhecida como Dinâmica de Sistemas - Diagramas de Influência e Diagramas de Fluxos e Estoques - e com base em testes especializados para a Dinâmica de Sistemas o modelo proposto foi validado. A demanda de referência bem como a defasagem de demanda por influência possibilita obter um controle sobre a influência exercida ao longo do processo de formação da agenda. O produto, resultado da aplicação do método proposto, por meio de uma projeção de cenários possibilitou identificar o índice de influência tanto em um cenário favorável quanto no cenário desfavorável, sendo que no cenário favorável as oscilações ocorrem de forma constante durante a formação da agenda, havendo picos nos período considerados essenciais para aprovação de uma agenda. No caso do cenário desfavorável para inclusão de projetos de transportes na agenda percebe-se uma estabilidade da influência no processo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Modelo conceitual para identificação da influência dos stakeholders em projetos de transportes com base na dinâmica de sistemas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Stakeholders | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transportes - política pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema de transporte | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.T.23739 | - |
dc.description.abstract1 | The formulation agenda-setting policy of transport is characterized by many variables that interfere with the inclusion of viable transport projects in the agenda-seting. Public transport policies are involved in a complex network of actors, ideas, institutions and interests that are interrelated for their production and implementation. So, this study proposes to develop a conceptual model to analyze the influence of stakeholders in transport projects, based on the Dynamics of Systems, allowing the systemic vision of the formulation of an agenda-setting of public policies in transportation integrated to the process of influence of stakeholders. For the model's lack of understanding, the identification of the stakeholders that participate directly and indirectly, as well as the influence strategies for the formulation of the agenda were carried out. The identification of the attributes (Power, Legitimacy and Urgency) present in the stakeholders, as well as their measurement through the index of preponderance, enabled the classification of stakeholders. The proposed model allows the identification of the influence of the stakeholders throughout the process of forming an agenda-setting, through subsystems that are fed back, allowing the various interactions in the process. Two types of diagrams were developed, based on the approach known as System Dynamics - Influence Diagrams and Flow and Stock Diagrams - and based on specialized tests for System Dynamics, the proposed model was validated. The reference demand as well as the lack of demand for influence makes it possible to gain control over the influence exerted during the process of agenda-setting formation. The product, as a result of the application of the proposed method, through a scenario projection allowed to identify the influence index in both a favorable and unfavorable scenario, and in the favorable scenario the oscillations occur constantly during the agenda-setting formation, with peaks in the periods considered essential for approval of an agenda-setting. In the case of the unfavorable scenario for the inclusion of transport projects in the agenda-setting one perceives a stability of the influence in the process. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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