Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Ribeiro, Roberta Rocha | - |
dc.contributor.author | Gomes, Dioney Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-28T16:52:42Z | - |
dc.date.available | 2017-07-28T16:52:42Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Roberta Rocha; GOMES, Dioney Moreira. O gênero carta do leitor em sala de aula: contraste entre uso real e uso escolar. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 12, n. 1, p. 158-174, 2015. Disponível em: <http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/caminhoslinguistica/article/view/1897/1445>. Acesso em: 26 jul. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23932 | - |
dc.description.abstract | Este artigo pretende discutir, à luz dos pressupostos teóricos de Bakhtin(2000), a utilização do gênero do discurso carta do leitor no ensino de língua portuguesa. Para tanto, será realizada uma análise, de cunho comparativo, entre duas cartas do leitor. A primeira encontra-se na esfera de uso real, visto que foi redigida por um leitor de OPopular, um jornal de grande circulação de Goiânia-GO e, em seguida, publicada no referido jornal. A segunda carta foi escrita por uma aluna de quarta série do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), em ambiente escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté - UNITAU | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | The reader’sletter genre in the classroom : a contrast between the actual use and classroom use | pt_BR |
dc.title.alternative | El género carta del lector en clase : contraste entre la utilización real y la escolar | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gêneros do discurso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | Caminhos em Linguística Aplicada - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/caminhoslinguistica/article/view/1897/1445. Acesso em: 26 jul. 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Based on Bakhtin’s theoretical assumptions, this article aims to discuss the use of the reader’s letter discourse genre for the purpose of teaching Portuguese. In order to fulfill such purpose, a comparative analysis of two texts is made. The first example lies in the sphere of real use: a letter written by a reader of O Popular, an important newspaper in Goiânia-GO, and then published in the newspaper. The second example was written by a fourth grade student at the Center for Teaching and Research Applied to Educationfrom the Federal Universityof Goiás (CEPAE/UFG), in a classroomenvironment, but not submitted to any reader’s letter section. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este artículo analiza, a la luz de los supuestos teóricos de Bakhtin (2000), el uso del género del discurso carta del lector en la enseñanza de portugués. Para tanto, se llevará a cabo un análisis de carácter comparativo, entre dos cartas. El primer ejemplo reside en la esfera de la utilización real, puesto que ha sido hecho por un lector de O Popular, periódico de circulación general en Goiânia-GO, y luego publicado en ese periódico. El segundo ejemplo fue escrito por una estudiante de cuarto grado en el Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), en ambiente escolar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|