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Título: A formação em serviço no PNAIC de professores que ensinam matemática e construções de práxis pedagógicas
Autor(es): Santos, Marilene Xavier dos
Orientador(es): Muniz, Cristiano Alberto
Assunto: Formação do pedagogo
Práticas pedagógicas
Matemática - estudo e ensino
Data de publicação: 28-Jul-2017
Referência: SANTOS, Marilene Xavier dos. A formação em serviço no PNAIC de professores que ensinam matemática e construções de práxis pedagógicas. 2017. 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Diante da complexidade da profissão docente, dos desafios na realização de suas práticas e da necessidade permanente de formação, este estudo tem como objetivo analisar as implicações da formação continuada no trabalho pedagógico de duas professoras que ensinam matemática, tendo como referência a formação em serviço oferecida pelo PNAIC matemática 2014 no Distrito Federal. Os participantes da pesquisa vivenciaram um processo de formação oferecida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com as Universidades Federais, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal. Essa formação em serviço, realizada em 2014, foi uma das ações do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), cujo eixo central foi o ensino e aprendizagem da Matemática, além do aprofundamento e da ampliação da formação oferecida no ano de 2013 na área da Linguagem. A escola é entendida, essencialmente, como um local de formação e, nesse sentido, fez-se necessário o uso de uma metodologia que possibilitasse a inserção nesse espaço, com o intuito de investigar que movimentos foram gerados a partir da referida formação. Desse modo, buscou-se analisar como os professores caracterizam essa formação, como se percebem em todo esse processo e como organizam o ensino para a construção de conhecimentos na área da matemática nos anos iniciais. Configurou-se como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. O referencial teórico desta pesquisa é composto por quatro temas centrais: a formação continuada de professores a partir de autores como Gatti, Barretto e André (2011), Contreras (2012), Curado Silva (2008, 2011), Nóvoa (1997, 1999), Santos (2010) , estudiosos sobre as práticas formativas e sobre as políticas públicas de formação docente; os autores Fiorentini e Nacarato (2005), Serrazina e Oliveira (2010), Serrazina (2002), Alro e Skovsmove (2006), Ponte (2002) e Muniz (2009, 2013, 2015) fundamentam as discussões sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais e o processo de ensino e aprendizagem nessa área do conhecimento; para o aprofundamento em relação à práxis pedagógica, este estudo se apoia nos estudos de Vázquez, (1977), Curado (2008, 2011) e Diniz-Pereira (2011), além dos documentos oficiais do PNAIC. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública localizada na região administrativa de Ceilândia/Distrito Federal. O trabalho direciona para a seguinte conclusão, conseguimos observar e analisar a influência do curso do PNAIC matemática nos discursos das participantes da pesquisa, suas falas revelam uma tomada de consciência sobre a necessidade de organizar o trabalho pedagógico, de forma que teoria e prática não se dissociem, indo além da interligação, se constituindo em práxis transformadora, mesmo sem serem necessariamente concretizados nas práticas pedagógicas, apesar de já existirem algumas iniciativas, ainda estamos distantes de práticas inovadoras no ensino da matemática nos anos inicais de educação.
Abstract: Faced with the complexity of the teaching profession, the challenges in carrying out its practices and the permanent need for training, this study aims to analyze the implications of continuing education in the pedagogical work of two teachers who teach mathematics, having as reference the in-service training offered By the PNAIC mathematics 2014 in the Distrito Federal. The participants of the research lived a process of formation offered by the Ministry of Education (MEC), in partnership with the Federal Universities, the States, the Municipalities and the Federal District. This in-service training, held in 2014, was one of the actions of the National Pact of Literacy in the Right Age (PNAIC), whose central axis was the teaching and learning of Mathematics, as well as the deepening and extension of the training offered in 2013 in Area of language. The school is essentially understood as a place of formation and, in this sense, it became necessary to use a methodology that would allow the insertion in this space, in order to investigate which movements were generated from said formation. In this way, we sought to analyze how teachers characterize this formation, how they perceive themselves in this whole process and how they organize the teaching for the construction of knowledge in the area of mathematics in the initial years. It was set up as a qualitative research of the case study type. The theoretical framework of this research is composed of four central themes: the continuous formation of teachers from authors such as Gatti, Barretto and André (2011), Contreras (2012), Curado Silva (2008, 2011), Nóvoa , Santos (2010), scholars on training practices and public policies for teacher training; The authors Fiorentini and Nacarato (2005), Serrazina and Oliveira (2010), Serrazina (2002), Alro and Skovsmove (2006), Ponte (2002) and Muniz (2009, 2013, 2015) support discussions about continuing teacher education Who teach mathematics in the early years and the process of teaching and learning in this area of knowledge; The study is based on the studies of Vázquez, (1977), Curado (2008, 2011) and Diniz-Pereira (2011), in addition to the official PNAIC documents. The research was developed in a public school located in the administrative region of Ceilândia/Distrito Federal. The work leads to the following conclusion, we were able to observe and analyze the influence of the course of the mathematical PNAIC in the discourses of the participants of the research, their lines reveal a awareness of the need to organize the pedagogical work, so that theory and practice are not Dissociate, going beyond interconnection, becoming a transforming praxis, even without necessarily being concretized in pedagogical practices, although there are already some initiatives, we are still far from innovative practices in the teaching of mathematics in the early years of education.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.04.D.23955
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