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2017_MárioBispodosSantos.pdf5,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSobral, Fernanda Antônia da Fonseca-
dc.contributor.authorSantos, Mário Bispo dos-
dc.date.accessioned2017-08-01T18:39:35Z-
dc.date.available2017-08-01T18:39:35Z-
dc.date.issued2017-08-01-
dc.date.submitted2017-04-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Mário Bispo dos. O PIBID na área de Ciências Sociais: da formação do Sociólogo à formação do professor em Sociologia. 2017. 290 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23991-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) almeja instituir um ambiente de formação docente que reflete uma concepção na qual a produção e o ensino da ciência se desenvolveriam em um contexto interdisciplinar de aplicação do conhecimento e de busca de inovação pedagógica. Mas, e os atores envolvidos com o programa, eles compartilham dessa concepção epistemológica? O objetivo desta tese consiste justamente em investigar as representações sociais dos bolsistas licenciandos em Ciências Sociais sobre a Sociologia: suas potencialidades e seu papel no Ensino Médio face às demandas do programa, como a criação de soluções metodológicas e novas práticas pedagógicas. Tendo em vista esse objetivo, realizou-se uma pesquisa baseada na abordagem tridimensional (3 fases) das representações sociais proposta por Willem Doise. Na fase 1, houve a identificação dos referenciais comuns compartilhados por 203 bolsistas de 32 universidades. Em síntese, verificou-se que, não obstante variáveis como sexo, idade, tempo de curso e de programa, os bolsistas tendem a conceber a Sociologia como instrumento de formação de uma cidadania sociologizada a partir do domínio de uma linguagem especializada. Na fase 2, objetivou-se verificar como aquela configuração em âmbito nacional do campo comum se diferenciou localmente em três universidades (UnB, PUCPR, UNESP/Marília). Os dados foram obtidos por meio de grupos focais e analisados com o apoio do programa Iramuteq (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Identificou-se alguns elementos do que se denominou um modo misto ou entre-deux de formação de professores que se caracterizaria pela diversidade de saberes mobilizados (disciplinares, pedagógicos e experienciais), de atores (professores do ensino superior e médio) e de instituições (universidades e escolas). Na fase 3, com base nas contribuições teóricas de autores como Anthony Giddens, Michael Burawoy, Fernanda Sobral, Simon Schwartzman, Mathieu Albert e Paul Bernard, buscou-se mapear as condições socioinstitucionais e epistemológicas que potencialmente servem de ancoragem para as diferenciações.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO PIBID na área de Ciências Sociais : da formação do Sociólogo à formação do professor em Sociologiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordSociologiapt_BR
dc.subject.keywordFormação de educadorespt_BR
dc.subject.keywordCiências sociaispt_BR
dc.subject.keywordPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.04.T.23991-
dc.description.abstract1The Pibid (Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation) aims to institute an environment of teacher education which reflects a conception in which the teaching and production of science should be developed in an interdisciplinary context of knowledge application and search for pedagogical innovation. What about the agents involved in the program, do they have the same epistemological concept? The objective of this dissertation is to investigate Social Science undergraduate scholarship holders’ social representations on Sociology: its potential, and its role in High School before the program demands, like creation of methodological and new pedagogical practices. In order to achieve this objective, a research based on the three-dimensional (three-phase) approach to social representations proposed by Willem Doise was carried out. In phase 1, the common references shared by 203 undergraduate scholarship holders from 32 universities were identified. In brief, it was verified that regardless of variables such as sex, age, course or program time, the scholarship holders tend to conceive of Sociology as a tool of formation of a sociologized citizenship since a specialized language domain. In phase 2, the objective was to verify how the configuration of the common field differentiated locally in the national scope in three universities (UnB, PUCPR, UNESP/Marília). The data were collected through focus groups and analyzed with the support of a software known as Iramuteq (Interface de R pour les Analyses Multidimenionnelles de Textes et e de Questionnaires). Some elements of what was called a mixed or entre-deux way of teacher education that would be characterized by diversity of mobilized (disciplinary, pedagogic, or experiential) knowledge, agents (professors and high school teachers), and institutions(universities and schools) were identified. In phase 3, based on theoretical contributions of authors such as Anthony Giddens, Michael Burawoy, Fernanda Sobral, Simon Schwartzman, Mathieu Albert, and Paul Bernard, this study sought to map the socio-institutional and epistemological conditions that potentially work as an anchorage mechanism for differentiations.pt_BR
dc.description.abstract3Le Pibid (Programme institutionnel de bourses d’ initiation à la pratique enseignante) vise à créer un environnement de formation d’enseignants qui reflète une conception dans laquelle la production et l'enseignement des sciences se développeraient dans un contexte interdisciplinaire d'application de la connaissance et de la recherche d'innovation pédagogique. Mais les acteurs engagés dans le programme, partagent-ils cette conception épistémologique? L'objectif de cette thèse est précisément d'investiguer les représentations sociales des boursiers préparant une licence en Sciences Sociales à propos de la Sociologie: ses potentiels et son rôle dans l'enseignement moyen face aux exigences du programme, telles que la création de solutions méthodologiques et de nouvelles pratiques pédagogiques. Ayant cet objectif à l'esprit, une enquête a été menée sur la base de l'approche en trois dimensions (3 étapes) des représentations sociales proposée par Willem Doise. Dans l'étape 1, il y a eu l'identification des référentiels communs partagés par 203 boursiers de 32 universités. En résumé, il a été constaté que, malgré des variables telles que le sexe, l'âge, la durée du cours et du programme, les boursiers ont tendance à concevoir la sociologie comme un outil de formation d'une citoyenneté sociologisée à partir du domaine d'un langage spécialisé. Dans l'étape 2, on a visé à verifier comment cette configuration, dans un cadre national du champ commun est différenciée localement dans trois universités (UNB, PUCPR UNESP / Marilia). Les données ont été recueillies par le biais de groupes de discussion et analysées avec le soutien du programme Iramuteq (R pour les Analyses Multidimensionnelles Interface Textes et Questionnaires). On a identifié certains éléments de ce qu'on appelle un mode mixte ou entre-deux de la formation des enseignants qui se caractériserait par la diversité des savoirs mobilisés (disciplinaires, pédagogiques et expérientiels), des acteurs (les professeurs de l'enseignement supérieur et moyen) et des institutions ( les universités et les écoles). Dans l'étape 3, sur la base des contributions théoriques d'auteurs tels que Anthony Giddens, Michael Burawoy, Fernanda Sobral, Simon Schwartzman, Mathieu Albert et Paul Bernard, on a cherché à cartographier les conditions socio-institutionnelles et épistémologiques qui servent potentiellement à ancrer les différenciations.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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