Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24193
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_HeitorFontesdeMenezesBastos.pdf637,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCorrêa, Ana Laura dos Reis-
dc.contributor.authorBastos, Heitor Fontes de Menezes-
dc.date.accessioned2017-08-18T21:49:42Z-
dc.date.available2017-08-18T21:49:42Z-
dc.date.issued2017-08-18-
dc.date.submitted2017-03-31-
dc.identifier.citationBASTOS, Heitor Fontes de Menezes. Parece que vai ter guerra : Onetti, a novela e a nova narrativa latino-americana. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24193-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017.pt_BR
dc.description.abstractOnetti é tido por muitos como o princípio daquilo que ficou chamado de “nova narrativa latinoamericana”. Este trabalho busca entender qual é essa renovação e como ela ocorre. Para tanto, é necessário buscar entender como eram as obras narrativas na América Hispânica. O texto resgata estudos de Antonio Candido, Angel Rama e Antonio Cornejo Polar com a intenção de dar continuidade ao ímpeto do estudo literário como parte da luta pela descolonização. Em seguida, será feita a leitura dos primeiros contos do autor e da novela El pozo estudando a questão da urbanização e do novo ethos social. Por fim, estudaremos o gênero da novela a partir de estudos de Auerbach e Lukács para podermos aprofundar a análise de El pozo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleParece que vai ter guerra : Onetti, a novela e a nova narrativa latino-americanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura latino-americanapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordCrítica dialéticapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24193-
dc.description.abstract1Onetti is understood by many as the beginning of what came to be called as “new Latin-American narrative”. This work seeks to understand what is this renovation and how this takes place. Thus, it is necessary to understand how the narrative works used to be in the Hispanic America. The text follows on studies from Antonio Candido, Angel Rama and Antonio Cornejo Polar with the intention to follow through the impetus of taking the literature study as part of the decolonization struggle. Following, there will be a reading of the author’s first short stories and his novella El pozo taking into account the question of urbanization and the new social ethos. Finally, the genre of the novella will be worked from studies made by Auerbach and Lukács in order to deepen El pozo analysis.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.