DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Adelaida Pallavicini | - |
dc.contributor.author | Coelho, Luiza Lavocat Galvão de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-22T18:04:09Z | - |
dc.date.available | 2017-08-22T18:04:09Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-22 | - |
dc.date.submitted | 2017-03-10 | - |
dc.identifier.citation | COELHO, Luiza Lavocat Galvão de Almeida. Proposta de modelo de centro de reaproveitamento para veículos leves em fim de vida útil: análise do Distrito Federal. 2017. xiv, 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/24226 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os pioneiros na logística reversa de veículos leves em fim de vida útil foram os Estados Unidos, a União Europeia e o Japão. Em seguida, diversos outros países desenvolveram os seus próprios modelos de sucesso. No Brasil, a recente Lei 12.977/ 2014 foi a primeira a abordar, em âmbito nacional, os veículos leves em fim de vida útil e ainda está em processo de implementação nos estados, dos quais o de São Paulo é o que já possui resultados positivos. De toda forma, os modelos anteriores não são adequados às condições restritas do estágio inicial das empresas atuantes no Distrito Federal. Sendo assim, o objetivo dessa dissertação foi propor um modelo de centro de reaproveitamento de veículos em fim de vida útil para essa localidade, tendo em vista as boas práticas, as legislações aplicáveis e a realidade observada. Complementarmente ao modelo, foi ilustrada a estrutura do problema em um diagrama do laço causal para compressão das variáveis chaves e do possível controle de dados para tomada de decisão quantitativa em seus estágios posteriores. Dessa maneira, ambos – modelo e diagrama – podem orientar as empresas a se adaptarem para melhor realização das suas atividades e, consequentemente, auxiliar o órgão executivo de trânsito (DETRAN-DF) no registro, controle e fiscalização dessas empresas. Assim, eles fornecem uma contribuição para um processo de desenvolvimento, implementação e aprimoramento gradual do mercado de reaproveitamento de veículos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Proposta de modelo de centro de reaproveitamento para veículos leves em fim de vida útil : análise do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Logística reversa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos leves - reaproveitamento | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24226 | - |
dc.description.abstract1 | The pioneers in the reverse logistics of end-of-life light vehicles were the United States, the European Union, and Japan. Afterwards, several other countries have developed their own successful models. In Brazil, the recent Law n˚ 12.977/2014 was the first one to approach, at the national level, end-of-life light vehicles and is still in the process of implementation in all states, with São Paulo already reporting positive results. In any case, the previous models are not suited to the strict conditions of the early stage companies operating in the Federal District. Therefore, the goal of this dissertation was proposing a reuse center model for end-of-life vehicles for this location considering good practices, the applicable legislation, and the observed reality. In addition to the model, the structure of the problem was illustrated in a causal loop diagram for compression of key variables, and possible survey and data control for quantitative decision making in its later stages. That way, they both – model and diagram - can guide companies to adapt in order to better perform their activities and, as a result, assist the transport executive agency (DETRANDF) in the registry, control, and inspection of these companies. Thus, they contribute to the process of development, implementation, and gradual improvement of the vehicles reuse market. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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