Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24261
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MirellaMileidyAssuncaodaLuzCastro.pdf18,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGatti, Thérèse Hofmann-
dc.contributor.authorCastro, Mirella Mileidy Assunção da Luz-
dc.date.accessioned2017-08-24T16:30:02Z-
dc.date.available2017-08-24T16:30:02Z-
dc.date.issued2017-08-24-
dc.date.submitted2017-04-27-
dc.identifier.citationCASTRO, Mirella Mileidy Assunção da Luz. Percurso de conhecimento e formação: sobre o currículo de Artes Gráficas em São Vicente, Cabo Verde. 2016. 238 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24261-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA presente investigação busca analisar o currículo do Curso de Artes Gráficas, ofertado na Escola Industrial e Comercial do Mindelo em Cabo Verde, tendo em vista as relações históricas do ensino em Cabo Verde de dominação colonial através do currículo escolar. Dessa forma inquiro sobre a elaboração do currículo mais recente do curso de Artes Gráficas assim como sobre as propostas contidas nos documentos que o regem. Utilizando-se ainda da metodologia da História de vida e formação procuro, a partir das minhas experiências de formação percorridas entre Cabo Verde e Brasil, figurados em relatos, fotografias e trabalhos escolares pessoais, dar testemunho e estabelecer relações com o currículo deste mesmo curso que frequentei nos dois últimos anos do ensino secundário (2006-2008) em Cabo Verde. Tendo em mente que a formação acontece em diversos tempos e diversos espaços, estabeleço relações também com acontecimentos que tiveram lugar mesmo fora do ambiente escolar, mas que se mostraram importantes na minha formação. Para esta pesquisa, foi realizada revisão de literatura sobre autores que abordam a história de vida e formação, o currículo e a educação em Cabo Verde. Também foi realizada pesquisa documental de leis e documentos diretamente relacionados ao Curso das Artes Gráficas, nomeadamente a Lei de Bases do Sistema Educativo de Cabo Verde (LBSE) e o Projeto de Cooperação entre Cabo Verde e Luxemburgo. Igualmente, foi feita apresentação e análise do Currículo do Curso de Artes Gráficas através do seu Plano de Estudos (2005) e dos programas das disciplinas específicas (Desenho, Informática Aplicada, Geometria Descritiva, Práticas Oficinais, História Geral da Arte). Para além desses procedimentos, foram feitas entrevistas a alguns professores do curso de Artes Gráficas para saber, pela figura dos materiais didáticos e dos conteúdos, a eficiência desse currículo. A partir desse processo de pesquisa foi possível reconhecer o processo de pesquisa como processo de formação, e o processo de formação como de pesquisa. O percurso de pesquisadora/ estudante fora de Cabo Verde permitiu que o meu olhar sobre as experiências educacionais vividas no ensino secundário tomassem outras vistas, outras interpretações e por isso um novo compromisso com aquilo que me formou.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePercurso de conhecimento e formação : sobre o currículo de Artes Gráficas em São Vicente, Cabo Verdept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArtes gráficaspt_BR
dc.subject.keywordCabo Verde (País)pt_BR
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordCabo Verde - cultura políticapt_BR
dc.subject.keywordArte e educaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.04.D.24261-
dc.description.abstract1The present research aims to analyze the curriculum of the course of Graphic Arts offered at the Industrial and Commercial School of Mindelo in Cape Verde in the view of the historical relations of education in Cape Verde of colonial domination through the school curriculum. This way I inquire about the drafting of the recent curriculum of the Graphic Arts course as well as the proposals contained in the documents that govern it. Using the methodology of life histories and training, I seek from my experiences of training undergone between Cape Verde and Brazil contained in reports, photos and personal school papers, to give testimony and establish relations with the curriculum of this same course that I attended in the last two years of secondary education (2006-2008) in Cape Verde. Bearing in mind that the training happens in different times and different areas, I also establish relations with events that took place even outside the school environment but that proved to be important in my training. For this research, a review of the literature was conducted about authors that handle life histories and training, the curriculum and education in Cape Verde. A documentary research was also carried out about laws and documents directly related to the course of Graphic Arts namely, the Law of Bases of the Education System in Cape Verde (LBSE) and the Cooperation Project between Cape Verde and Luxembourg. In the same way, a presentation and analysis was made of the curriculum of the course of Graphic Arts through its plan of studies (2005) and of the programs of specific disciplines (Design, Applied Information Technology, Descriptive Geometry, Practical Workshop, General History of Arts). Besides these procedures, interviews were carried out with some professors of the course of Graphic Arts to know, through didactic materials and content, the efficiency of this curriculum. From this process of research, it was possible to recognize the research procedure as a process of training, and the training process as of research. The journey of a researcher / student outside of Cape Verde has allowed my view on the educational experiences undergone in secondary education to have different perspectives, other interpretations and therefore a new commitment to that which trained me.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.