Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24313
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JoãoPauloFerreiradaSilva.pdfDissertação3,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2017_JoãoPauloFerreiradaSilva_PRODUTO.pdfProduto1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNunes, Eliana dos Reis-
dc.contributor.authorSilva, João Paulo Ferreira da-
dc.date.accessioned2017-08-25T21:39:08Z-
dc.date.available2017-08-25T21:39:08Z-
dc.date.issued2017-08-25-
dc.date.submitted2017-05-31-
dc.identifier.citationSILVA, João Paulo Ferreira da. Utilização de recursos de matemática inclusiva no ensino de física para pessoas com deficiência visual. 2017. 159 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24313-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por finalidade apresentar uma unidade didática que possibilite ao professor ensinar alguns conceitos de Física, mais especificamente a 2ª. Lei de Newton e força de atrito, para estudantes com deficiência visual. A unidade didática é composta por um texto de apoio em braile, exercícios para a utilização de calculadoras sonoras ou soroban e um material concreto constituído de uma maquete tátil inclinável e um carrinho de madeira com vetores reguláveis para facilitar o aprendizado dos estudantes. A sequência da aula baseia-se na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e nos princípios da Defectologia de Vygotsky. Participaram da pesquisa quatro estudantes da sala de recursos sendo três cegos e um com baixa visão. A coleta de dados restringiu-se a observação sobre a aplicação dos textos, dos exercícios da unidade didática e do desempenho de cada estudante nos exercícios propostos, ao utilizar o recurso de cálculo escolhido, para a resolução dos mesmos. A unidade didática possibilitou dinamismo para a aula e uma maior interação do estudante com os conceitos trabalhados, além de permitir a inclusão do estudante com deficiência visual numa aula de Física.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUtilização de recursos de matemática inclusiva no ensino de física para pessoas com deficiência visualpt_BR
dc.title.alternativeUse of inclusive mathematics resources in physical education for students with visual impairmentpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência visual - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordLeis de Newtonpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this paper is to present a didactic unit proposal that allows the teacher to present some concepts of Physics, more specifically the 2nd Newton's law and frictional force, for students with visual impairment. The didactic unit is composed by supporting text in Braille, exercises for the sound calculator and soroban and a concrete material consisting of a tiltable tactile model and a wooden cart with adjustable vectors to facilitate student learning. The sequence of the lesson is based on Ausubel's theory of meaningful learning and the principles of Vygotsky's Defectology. Four students participated on the research; three were blind and one with low vision. The data collection was restricted to the observation of the application of texts, exercises of the didactic unit and the performance of each student in the proposed exercises, using the chosen calculation resources. The didactic unit made possible dynamism for the class and a greater interaction of the student with the concepts and in a more concrete way, besides allowing inclusion of the visually impaired student in a Physics class.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.