Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/24320
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ ViewInterventionBioethics.pdf264,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_OlharBioeticaIntervencao.pdf221,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O olhar da bioética de intervenção no trabalho do cirurgião-dentista do Programa Saúde da Família (PSF)
Outros títulos: The view of intervention bioethics in Family Health Program (PSF) dentist’s work
Autor(es): Gonçalves, Evelise Ribeiro
Ramos, Flávia Regina Souza
Garrafa, Volnei
Assunto: Odontologia
Bioética
Programa de Saúde da Família (Brasil)
Data de publicação: 2010
Editora: Conselho Federal de Medicina
Referência: GONÇALVES, Evelise Ribeiro; RAMOS, Flávia Regina Souza; GARRAFA, Volnei. O olhar da bioética de intervenção no trabalho do cirurgião-dentista do Programa Saúde da Família (PSF). Revista Bioética, v. 18, n. 1, p. 225 - 239, 2010. Disponível em: <http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/547>. Acesso em: 11 ago. 2017.
___________________________________________________________________________________________________________________________________
GONÇALVES, Evelise Ribeiro; RAMOS, Flávia Regina Souza; GARRAFA, Volnei. The view of intervention bioethics in Family Health Program (PSF) dentist’s work. Revista Bioética, v. 18, n. 1, p. 225 - 239, 2010. Disponível em: <http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/547>. Acesso em: 11 ago. 2017.
Resumo: O artigo parte de tese de doutorado sobre o trabalho do cirurgião-dentista na estratégia de Saúde da Família, que analisa o cotidiano das atividades dos profissionais da rede municipal com base na percepção dos próprios. Discute-se como seu trabalho expressa o referencial da Bioética de Intervenção, que considera a busca por integralidade, justiça sanitária e inclusão social pressupostos básicos para a efetivação da cidadania. Foram entrevistados um representante da gestão municipal e 17 cirurgiões-dentistas. Foram analisadas as rotinas de acesso ao serviço; os serviços de referência; o estabelecimento de vínculo e a participação popular e controle social. As rotinas de acesso mostraram-se adequadas às linhas de cuidado, mas ainda ineficientes no cumprimento da universalidade. O serviço de referência apresenta falhas; e a participação popular e o controle social ainda não acontecem de forma concreta, podendo haver incentivo à população para participação nos conselhos locais de saúde, espaços para construção da cidadania.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela editora executiva da revista, em 02 de setembro de 2014, com os seguintes termos: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins
UnB - Professores Eméritos

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.