http://repositorio.unb.br/handle/10482/24408
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2017_CarlaPeixotoBorges.pdf | 2,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Escolha de curso superior à luz do Behavioral Perspective Model (BPM) |
Autor(es): | Borges, Carla Peixoto |
Orientador(es): | Castro Neto, Jorge Mendes de Oliveira |
Assunto: | Cursos de graduação Behaviorismo (Psicologia) Ensino superior - pesquisa |
Data de publicação: | 6-Set-2017 |
Data de defesa: | 5-Jul-2017 |
Referência: | BORGES, Carla Peixoto. Escolha de curso superior à luz do Behavioral Perspective Model (BPM). 2017. [270] f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | A escolha de curso superior tem sido estudada principalmente a partir de tradições de pesquisa da sociologia, economia e desenvolvimento de carreira/counseling. Entretanto, apesar da multidisciplinaridade e da convergência no que diz respeito ao reconhecimento do caráter econômico do fenômeno, a área é carente de integração teórica. Dados o êxito com que o Behavioral Perspective Model (BPM) vem sendo adotado para explicar escolhas em contexto de consumo e a potencialidade de uma análise da escolha de curso superior na perspectiva econômico-comportamental operante, avaliou-se a factibilidade de uso do modelo para uma interpretação integrada desse tipo de escolha. Para tanto, realizou-se uma análise econômico-comportamental operante da escolha de curso superior com base nas categorias de antecedentes situacionais (cenário e história de aprendizagem) e de consequentes (utilitários e informativos) do BPM, por meio de três estudos. No Estudo 1, de natureza teórico-conceitual, demonstrou-se a factibilidade teórica de uma interpretação integrada dos preditores típicos reportados pela literatura conforme as categorias analíticas do BPM. A teorização proposta foi exemplificada empiricamente por meio dos estudos subsequentes. No Estudo 2 segmentaram-se, com base em sondagem social via survey junto a uma amostra de 444 participantes do Distrito Federal, os cursos superiores de graduação presencial ofertados pela Universidade de Brasília, o que gerou três clusters agrupados conforme magnitude de reforço informativo, utilitário e preço sinalizados pelos cursos. Os padrões de consequenciação obtidos apresentaram ainda relação com a demanda pelos cursos e notas de corte no vestibular. Já no Estudo 3, testaram-se relações de predição envolvendo variáveis antecedentes e consequentes propostas pelo modelo, a partir da análise de dados referentes às escolhas de candidatos ao Vestibular de 2016 da UnB. Além da constatação de que os candidatos escolhem maximizando reforço utilitário, verificou-se que nível de preparação acadêmica, local de residência, status socioeconômico familiar (variáveis de cenário) e gênero (variável de história de aprendizagem) predizem, juntos, os padrões de consequenciação sinalizados pelos cursos escolhidos. Em conjunto, os três estudos demonstraram a factibilidade de uso do BPM como aparato teóricometodológico integrador para os achados da área de escolha de curso superior. |
Abstract: | College/University major choice has been investigated mainly by research traditions from sociology, economics and career development/counseling. However, despite the multidisciplinarity of the research field and its convergence concerning the recognition of the economic character of the phenomenon, it needs theoretical integration. Due to the success in which the Behavioral Perspective Model (BPM) has been adopted to explain choices in consumption contexts, and considering the potential of an operant behavioral economic analysis of major choice, the feasibility of the model’s adoption to interpret the phenomenon in an integrated fashion was evaluated. Therefore, an operant behavioral economic analysis of major choice based on the BPM categories of situational antecedents (behavioral setting and learning history) and utilitarian and informational consequences was performed by three studies. In Study 1, theoretical-conceptual in nature, it was demonstrated that it is possible to interpret, based on the BPM analytical categories, the typical predictors reported in the literature. The suggested interpretation was exemplified empirically through two subsequent studies. In Study 2, majors offered by University of Brasilia were segmented according to consequential patterns (magnitudes of price, utilitarian and informational reinforcement), based on survey data with a sample of 444 participants from the Federal District, what produced three clusters. The consequential patterns obtained also showed a relation to the demand for the majors and to the passing scores at the UnB entrance exam, which proves the viability of major segmentation based upon BPM consequent categories. In Study 3, in turn, prediction relations involving BPM antecedent and consequent variables were analyzed using data referring to candidates’ choices during the 2016 UnB entrance exam. In addition to the finding that candidates choose maximizing utilitarian reinforcement, it was found that academic abilities, place of residence, socioeconomic family status (behavioral setting variables), and gender (learning history variable) predict, jointly, the consequential patterns signaled by the chosen majors. Together, the three studies set forth the feasibility of adopting the BPM as a theoretical methodological apparatus able to integrate major choice findings. |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2017. |
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