Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24472
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PatrickCisuakaKabongo.pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWeigang, Li-
dc.contributor.authorKabongo, Patrick Cisuaka-
dc.date.accessioned2017-09-12T14:19:51Z-
dc.date.available2017-09-12T14:19:51Z-
dc.date.issued2017-09-12-
dc.date.submitted2017-06-30-
dc.identifier.citationKABONGO, Patrick Cisuaka. Um modelo de planejamento multiagente para a gestão das operações em solo nos aeroportos. 2017. xiv, 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Informática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24472-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA indústria da aviação consiste em uma série de procedimentos altamente dinâmicos e complexos. Ela exige principalmente dois fatores importantes: tempo e segurança. Um dos principais motivos de atraso de voo é aeronave em solo, pois envolve várias operações com equipes de atendimento ao aeroporto e veículos. A gestão de operações em solo nos aeroportos têm sido apontada como tendo uma forte influência nos atrasos dos voos. As falhas na comunicação e no processo de colaboração entre as partes interessadas são algumas das razões que dificultam a gestão de operações em solo nos aeroportos. Portanto, baseado no método de planejamento multiagente (MAP), que é um método que envolve a coordenação dos recursos e atividades de múltiplos agentes, este trabalho propõe um arcabouço para ajudar na gestão de operações em solo nos aeroportos. O arcabouço proposto possui duas fases. A primeira identifica os serviços e os recursos necessários para o atendimento dos voos em solos; enquanto na segunda fase um plano de execução é criado assim como o monitoramento da sua execução com objetivo de reduzir tanto os atrasos como os custos operacionais. Neste caso, a contribuição deste trabalho inclui um modelo de planejamento multiagente para coordenação das operações em solo nos aeroportos no contexto da estratégia de tomada de decisão colaborativa (A-CDM), o planejamento das atividades de operações em solo e o monitoramento das atividades. Um protótipo foi desenvolvido e as simulações foram elaboradas com base em dados reais para o Aeroporto Internacional de Brasília. Portanto a interface com o sistema foi simulada por meio do tratamento de algumas aeronaves em solo de uma companhia aérea durante um intervalo de tempo definido. Os resultados obtidos foram satisfatórios. O planejamento das operações em solo pode reduzir o custo associado aos atrasos, comprovando a eficácia da modelagem proposta.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUm modelo de planejamento multiagente para a gestão das operações em solo nos aeroportospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAeroportos - medidas de segurançapt_BR
dc.subject.keywordAeroportos - planejamentopt_BR
dc.subject.keywordTráfego aéreo - gerenciamentopt_BR
dc.subject.keywordAeronavespt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.24472-
dc.description.abstract1Aviation industry consists of a series of highly dynamic and complex procedure. It mainly demands two most important factors: time and safety. One of the major reasons of flight delay is aircraft on ground because it involves various operations with airport service teams and vehicles. Airport ground handling operations have been considered as one main influence factor for flight delays due to the unsuccessful information sharing and collaborations among various airport’s stakeholders. Therefore, based on the Multi-Agent Planning (MAP) method which is a method that involves the coordination of the resources and activities of multiple agents, this work proposes a framework to improve airport ground handling management (GHM) operation. The proposed framework comprises two major phases. The first one identifies the services and resources, and the second one creates the plans and coordinates their executions trying to reduce both the delays and the operating costs. In this case, the contribution of this work includes a MAP model to coordinate airport ground handling operation in the context of the airport collaborative decision making (A-CDM) strategy and the planning of the ground handling activities. A prototype was developed and the simulations were performed using actual data from the International Airport of Brasilia. Therefore the interface with the systems was simulated through the evaluation of some aircraft on the ground of an airline company for a defined period of time. The obtained results were satisfactory. The planning of ground handling could reduce the cost associated to the delays, demonstrating the efficacy of the modeling herein proposed.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Ciência da Computação (IE CIC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.