Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Pereira, Maria Ângela Camilo Marques | - |
dc.contributor.author | Amparo, Deise Matos do | - |
dc.contributor.author | Almeida, Sandra Francesca Conte de | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-13T12:58:05Z | - |
dc.date.available | 2017-09-13T12:58:05Z | - |
dc.date.issued | 2006-04 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Maria Ângela Camilo Marques; AMPARO, Deise Matos do; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. O brincar e suas relações com o desenvolvimento. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 24, n. 45, p. 15-24, abr./jun. 2006. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/pa?dd1=437&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 13 set. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/24506 | - |
dc.description.abstract | A literatura psicológica sobre o brincar e o seu papel no desenvolvimento infantil é bastante vasta, o que
enfatiza sua importância. Há indicações de que, para que se compreenda o brincar da criança, sobretudo na
escola, deve-se levar em consideração tanto os períodos de desenvolvimento quanto as etapas transicionais
em um determinado período. Este artigo focaliza aspectos teóricos do brincar e sua relação com o
desenvolvimento infantil, considerando, de forma crítica e integrada, perspectivas de autores clássicos, tais
como Piaget, Wallon, Vygotsky e Leontiev. Conclui-se que a relação entre desenvolvimento, brincadeira e
cultura não pode ser ignorada. O brincar, seja do ponto de vista social seja do individual, não é uma atividade
secundária no desenvolvimento infantil, ao contrário, é ela que fornece os principais meios para as
articulações entre desenvolvimento pessoal e sócio-histórico. Além disso, do ponto de vista do cotidiano
escolar, emerge a necessidade de discussões sobre um tempo pedagógico, envolvendo o brincar, que esteja
mais articulado com as possibilidades objetivas e subjetivas da criança no seu desenvolvimento, mesmo que
a escola esteja principalmente voltada para a aquisição do conhecimento. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O brincar e suas relações com o desenvolvimento | pt_BR |
dc.title.alternative | Playing and its relationship with development | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas | pt_BR |
dc.rights.license | Psicologia Argumento - "DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS ... 4. Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria. 5. Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada. ...” Fonte: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/pa?dd99=authors. Acesso em: 13 set. 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The psychological literature on play and its importance on children´s development is quite broad, that
emphasizes its importance. It seems that, in order to understand children´s playing, particularly concerning
school, it should be taken into account both development stages and the transitional phases within these stages. This article focus theoretical aspects of playing and its relationship with infant development, considering the perspective of authors such as Piaget, Wallon, Vygotsky e Leontiev in a critical and integrated manner. It
concludes by stating that the relationship between development, playing and culture cannot be ignored. Playing,
from both social and individual perspective, is not a secondary activity in children’s development. On the
contrary, playing activities give the means to articulate personal and socio-historical development. Besides, from the point of view of school daily life, there is the emergence of the need to discuss about a pedagogical time that includes playing. This should go together with the objective and subjective possibilities of children and their development, even considering that schools are more concerned with knowledge acquisition. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|