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Título: As imagens dos personagens animados como referências infantis : uma pesquisa exploratória
Autor(es): Brant, Mirele Castanheira
Orientador(es): Silva, Cayo Vinícius Honorato da
Assunto: Personagem
Imagens, ilustrações, etc.- arte
Crianças - aspectos sociais
Produção artística
Data de publicação: 15-Set-2017
Referência: BRANT, Mirele Castanheira. As imagens dos personagens animados como referências infantis: uma pesquisa exploratória. 2017. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A pesquisa foi desenvolvida a partir do cruzamento de perspectivas da Comunicação e Educação, tendo como problema norteador a recorrência da apropriação de imagens de personagens animados por crianças em contextos de aulas de arte. Seu objetivo constituiu-se em investigar, de forma exploratória, as práticas sociais, os acessos a conteúdos, as preferências, os consumos e maneiras de se expressar das crianças em contextos de imagens midiáticas. A amostra de dados foi constituída pela coleta qualitativa e quantitativa, por meio de observação e questionário de 354 crianças matriculadas em três colégios particulares de Brasília/DF; dados qualitativos de 21 produções visuais; 46 registros fotográficos e 10 imagens da internet, além de 20 entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados apontaram que a prática de cópias e reproduções das imagens dos personagens animados nas produções visuais deve-se às relações estabelecidas com as referências midiáticas encontradas de forma naturalizada em contextos sociais, cenários escolares, espaços urbanos e consumo de artefatos, filmes, séries, livros, gibis, dentre outros, em diferentes dimensões, de acordo com cada criança. As dimensões de relacionamento com os personagens animados podem ser de ordem apenas estética, emocional, projecional e identificatória, de acordo com o envolvimento e interesse de cada criança enquanto receptora e consumidora midiática. As técnicas de cópia e reprodução do desenho são utilizadas pelas crianças, por garantir a sensação de segurança e autoestima proporcionada pela representação fiel da realidade e da fixação bidimensional para contemplação e percepção do personagem e de elementos que o envolvem.
Abstract: The research was made through the intersection of perspectives from Communications studies and Education and its guiding issue is the recurrent appropriation of animated characters’ images made by children in class context. Its objective was to investigate in an exploratory way the social practices, the content access, the preferences, the consumption and ways of expressing of children on media images context. The analyses are both qualitative and quantitative, and the data was collected through observation and through a questionnaire answered by 354 children enrolled in three private schools in Brasília/DF, 21 visual productions, 46 photographs, 10 internet images and 20 semi-structured interviews. The data analysis showed that the practice of copying and reproducing of animated characters' images in visual production is due to established relations with the media references found in a naturalized way in social contexts, urban spaces and consumption artifacts, movies, TV series, books, comic books, among others, in different dimensions, according to each child. The relationship dimensions with the characters may be for aesthetic, emotional, projectional and identification reasons, depending on the interest of each child as a media receiver and consumer. The copying and reproducing techniques of the cartoons are made by the children to ensure the sensation of security and self-esteem provided by the faithful representation of reality and the two-dimensional fixation for contemplation and perception of the character and its surroundings.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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