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2017_FilipeHenriqueBezerraMatosdeAlencar.pdf5,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorNóbrega, Christus Menezes da-
dc.contributor.authorAlencar, Filipe Henrique Bezerra Matos de-
dc.date.accessioned2017-09-15T15:56:15Z-
dc.date.available2017-09-15T15:56:15Z-
dc.date.issued2017-09-15-
dc.date.submitted2017-06-12-
dc.identifier.citationALENCAR, Filipe Henrique Bezerra Matos de. Pixel Art & Low Poly Art: catalisação criativa e a poética da nostalgia. 2017. 203 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24541-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta reflexões a respeito dos recursos gráficos de videogames em Pixel Art e Low Poly Art, e os seus desdobramentos estéticos e poéticos. Nesse processo, levantam-se questões sobre a relação dessas imagens com o jogador e com o artista e desenvolvedor. As principais questões tratam do processo criativo e do sentimento de nostalgia que envolve essas imagens. Chega-se então, a partir de conceitos da psicologia cognitiva sobre criatividade e memória, e de informações disponibilizadas em entrevistas pelos artistas, aos termos Catalisação Criativa e Poética da Nostalgia. Expõe-se o percurso histórico das imagens em Pixel Art, desde a popularização de PONG, o primeiro videogame de grande sucesso comercial. Em seguida traça-se um paralelo histórico entre o fenômeno da Pixel Art e Low Poly Art. Com isso, procura-se aproximar as duas técnicas e discutir os processos de catalisação criativa e nostalgia que as envolve. A partir dessa linha do tempo e da análise das imagens de alguns jogos, percebe-se o efeito do avanço sobre uma obsolescência gráfica, levando ao descarte as imagens mais antigas dos videogames. Esse ciclo passa a ser questionado com a popularização dos Indie Games – também objeto de discussão desta pesquisa –, que retomam o uso de recursos gráficos considerados ultrapassados e os ressignificam.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePixel Art & Low Poly Art : catalisação criativa e a poética da nostalgiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArte e tecnologiapt_BR
dc.subject.keywordRecursos gráficospt_BR
dc.subject.keywordNostalgiapt_BR
dc.subject.keywordCriatividadept_BR
dc.subject.keywordPsicologia cognitivapt_BR
dc.subject.keywordVideogamept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.24541-
dc.description.abstract1This dissertation presents reflections on Pixel Art and Low Poly Art graphic resources and its poetics and aesthetics developments. In this process some concerns have been raised on the relation of the player, the artist and the developer to these images. The main issues refer to the creative process of these artists and the feeling of nostalgia that is about these images. From some concepts of cognitive psychology about creativity and memory, and from information gathered in interviews, the terms Creativity Catalysis and Poetics of Nostalgia are presented. The historical path of the Pixel Art images is exposed, since the popularization of PONG, the first great success commercial videogame. Then it is outlined an historical parallel between the Pixel Art and Low Poly Art graphics. Henceforth it is intended to approximate both techniques and discuss the creativity catalysis and nostalgia process that implicate them. From the presentation of this timeline and the analysis of some game images, it becomes clear the industry stimulus for a graphic obsolescence, leading the more antique videogame images to be discarded. The popularization of the Indie Games – also discussed in this research –questions that obsolescence cycle. They take up graphical resources considered out-of-date and give them a new meaning.pt_BR
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