Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Gregório, Gregório De Sordi | - |
dc.contributor.author | Amparo, Deise Matos do | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-15T16:51:21Z | - |
dc.date.available | 2017-09-15T16:51:21Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | GREGÓRIO, Gregório De Sordi; AMPARO, Deise Matos do. A violência adolescente e as complexidades do agir. Interacções, v. 9, n. 26, 2014. Disponível em: <http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/3360/2687>. Acesso em: 15 set. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/24550 | - |
dc.description.abstract | Considerando a violência como sendo o exercício da força sem levar em consideração alguém ou alguma coisa, pode-se afirmar que a adolescência é um período caracterizado por aspectos violentos. Não somente no que se refere aos casos de atuação desta, como também pela violência interna pubertária. O adolescente se vê diante de mudanças corporais, sociais e psíquicas. O corpo, outrora
infantil e familiar, agora é púbere e estranho. Há também a revivescência do Complexo de Édipo e, como nos mostra Freud, a forma de lidar com o incesto é uma
forma de lidar com a lei. Observam-se, ainda, falhas ansiogênicas no quadro de referência que poderá ser buscado pela via da atuação em outro lugar. Nesta pesquisa multimetodológica com abordagem qualitativa, foram realizados grupos
focais e entrevistas semiestruturadas com adolescentes em situação de internação, de liberdade assistida e semiliberdade. Constatou-se que a violência protagonizada pelos
adolescentes revela, principalmente, sua forma de defesa perante uma vivência de
traumatismos e angústias. Providenciar suporte e apoio a estes adolescentes pode ajudá-los a se sentir mais seguros e, assim, diminuir a violência atuada por eles. A escola e as instituições de referência podem se constituir em um vínculo fundamental, instaurador de reflexão construtiva acerca das relações e dos atos cometidos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A violência adolescente e as complexidade do agir | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subjetividade | pt_BR |
dc.rights.license | Intercecções - Declaração de Direito Autoral Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Fonte: http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 12 set. 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Considering the violence as the exercise of power without regard to anyone or
anything, it can be stated that adolescence is a period characterized by violent aspects. Not only regarding cases of operation thereof, but also by the internal violence. The teenager is faced with bodily, social and psychological changes. The
body, once the childish and acknowledged, now is pubescent and strange. There is also a revival of the Oedipus complex and, as Freud shows us the way to deal with
incest is a way of dealing with the law. There are also anxiogenic flaws in frame of
reference that can be sought by acting elsewhere. This multi-methodological study with a qualitative approach conducted focus groups and semi-structured interviews with adolescents in detention, assisted freedom and semi-liberty. It was found that violence
carried out by adolescents reveals principally the form of defense towards an experience of trauma and distress. Providing support and assistance to these teens
can help them feel more secure and thus reduce the violence enacted by them. The school and the reference institutions may constitute a fundamental link, establisher of
constructive thinking about the relations and the acts committed. | pt_BR |
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