Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24622
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_EliakimZacarias.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, João Paulo Carvalho Lustosa da-
dc.contributor.authorZacarias, Eliakim-
dc.date.accessioned2017-09-22T18:36:52Z-
dc.date.available2017-09-22T18:36:52Z-
dc.date.issued2017-09-22-
dc.date.submitted2017-05-31-
dc.identifier.citationZACARIAS, Eliakim. Técnicas de aprimoramento de acesso a dados e automatização do acompanhamento de alunos para o ambiente virtual de aprendizagem Moodle. 2017. viii, 50 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24622-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA evolução tecnológica apresentou novas possibilidades para o desenvolvimento de cursos à distância, contexto no qual a tecnologia da informação representa fator decisivo no avanço dessa forma de disseminação do conhecimento. Dentre as ferramentas de ensino à distância possibilitadas pela tecnologia da informação, o Moodle se destaca como uma ferramenta amplamente utilizada por diversas instituições públicas e privadas, no Brasil e no exterior. A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) é uma das instituições que além de usar tal ferramenta propõe novas soluções para serem a ela incorporadas. Um dos problemas identificados pela ENAP está relacionado à falta de acesso às informações sobre o perfil dos alunos, bem como do comportamento e desempenho de alunos em relação aos acessos e participação nos cursos à distância pela ferramenta Moodle, e também à dificuldade de manter o acompanhamento de tais estudantes. Neste contexto, esta dissertação propõe uma otimização ao acesso da base de dados dos alunos, automatização do contato com alunos e um relatório personalizado para acompanhando da participação dos mesmos. Para tal, soluções de automação de rotinas através de plugins foram desenvolvidas e incorporadas à ferramenta Moodle da ENAP com o objetivo de atender às suas demandas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTécnicas de aprimoramento de acesso a dados e automatização do acompanhamento de alunos para o ambiente virtual de aprendizagem Moodlept_BR
dc.title.alternativeTechniques to enhance data access and automation of students participation follow-up to the Moodle distance learning toolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordDisseminação do conhecimentopt_BR
dc.subject.keywordMoodlept_BR
dc.subject.keywordEnsino a distância - ambiente de trabalhopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Technology advances present new possibilities for the development of distance learning courses, in which information technology represents a key factor in the progress of distance learning knowledge dissemination. Among the available tools based on information technology, Moodle is highlighted as a widely used platform by a number of public and private institutions in Brazil and worldwide. The National School for Public Administration, in Portuguese Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), is one of these institutions, which besides of using the tool, it also proposes new solutions to be incorporated on Moodle. One of the problems identified by ENAP is related to the access of information of the students enrolled in its courses stored in the system. Another difficulty relates to access on activities of these students in the courses. In this context, this master thesis reports a work aiming the students’ data base access optimization and the automation of the students’ participation follow-up. These solutions are based on data mining and automation techniques by means of plugins. These plugins were developed and incorporated to the Moodle platform running at ENAP, aiming to address the presented demands.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Elétrica (FT ENE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.