Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Brochado, Izabela Costa | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Kaise Helena Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-06T16:09:28Z | - |
dc.date.available | 2017-10-06T16:09:28Z | - |
dc.date.issued | 2017-10-06 | - |
dc.date.submitted | 2010-03-12 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Kaise Helena Teixeira. A dialogicidade no Mamulengo Riso do Povo: interações construtivas da performance. 2010. 185 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/24754 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2010. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa aqui apresentada é um estudo direcionado aos aspectos observados durante a apresentação do espetáculo do Mamulengo Riso do Povo, de Mestre Zé de Vina, um dos mamulengueiros mais antigos ainda em atividade na região da Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. A pesquisa de campo, acompanhada da análise dos registros realizados e a bibliografia acerca tanto do tema específico quanto dos temas pertinentes aos processos de pesquisa e análise, compuseram o escopo conceitual e metodológico deste trabalho. A dialogicidade é considerada um fator constitutivo da performance do mestre, com a perspectiva de que no seu trabalho, a situação de estar em cena, na presença do público, coincide com o seu momento de composição. Dessa forma, o repertório e as habilidades construídas ao longo do seu processo de aprendizagem e da sua atuação como mamulengueiro, se convertem nos resultados que aqui são apresentados, em um exercício de redimensionamento e de ampliação da compreensão dos processos pertencentes ao universo da tradição desta arte. São apontadas características pertinentes à dramaturgia, à musicalidade, à visualidade, às especificidades do público, como um percurso necessário para a compreensão das características do teatro de bonecos popular deste mestre. São apresentados ainda aspectos e etapas relativos à formação do mestre, bem como do desenvolvimento de habilidades a partir do seu processo de aprendizagem. Por último, são realizadas descrição e análise interpretativa do espetáculo em cena, assim como também de aspectos relativos à performance do mestre, tendo em vista tanto o espetáculo como um todo quanto a sua atuação em determinadas cenas escolhidas para compor a análise. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A dialogicidade no Mamulengo Riso do Povo : interações construtivas da performance | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro de bonecos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tradição cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Oralidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research presented here is a study focused on various aspects observed during the performance of the Mamulengo Riso do Povo by Master Ze de Vina, one of the oldest puppeteers still in activity in the North Forest Zone, one of the regions of the State of Pernambuco, Brazil. The conceptual and methodological scope of this paper were composed by the field work research, followed by the analysis of the records taken and finally, the bibliography concerning both the specific and pertinent themes to the process of research and analysis. The conversational capacity is considered a constitutive factor of the master’s performance, with the perspective that in his work the situation of being in scene in front of the audience coincides with his moment of composing it. Hence, his repertory and abilities, both built within his learning process and actuation as a puppeteer, have been converted into the results presented here as an exercise of resizing and amplification of the process comprehension appurtenant to this art tradition universe. Some characteristics pertinent to the dramaturgy, musicality, visual aspects and the audience specificities are pointed as a necessary resource to the understanding of this master's popular puppet theater. Some other aspects and phases related to the master's formation as well as of his abilities development based on his learning process are also presented. Last, some description and interpretative analysis of the spectacle in scene and also of the aspects related to the master's performance are realized taking into account the spectacle as a whole as well as his actuation in specific scenes chosen to be the range of the analysis. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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