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ARTIGO_PacientesDoencaParkinson.pdf778,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendes, Felipe Augusto dos Santos-
dc.contributor.authorArduini, Lilian-
dc.contributor.authorBotelho, Aparecida-
dc.contributor.authorCruz, Mariana Busche da-
dc.contributor.authorPaz, Clarissa Cardoso dos Santos Couto-
dc.contributor.authorPompeu, Sandra Maria Alvarenga Anti-
dc.contributor.authorPiemonte, Maria Elisa Pimentel-
dc.contributor.authorPompeu, José Eduardo-
dc.date.accessioned2017-10-11T13:38:10Z-
dc.date.available2017-10-11T13:38:10Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMENDES, Felipe Augusto dos Santos et al. Pacientes com a Doença de Parkinson são capazes de melhorar seu desempenho em tarefas virtuais do Xbox Kinect®: “uma série de casos”. Motricidade, v. 11, n. 3, p. 68-80, 2015. Disponível em: <http://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/3805/5548>. Acesso em: 3 ago. 2015. doi: http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.3805.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24799-
dc.description.abstractA utilidade dos videogames na reabilitação de pacientes com Doença de Parkinson (PDP) vem sendo demonstrada. Contudo, a discussão sobre a seleção dos jogos utilizados ainda é escassa, embora fundamental para recomendação de seu uso terapêutico. Não foram, até o momento, encontrados estudos sobre a utilização do Xbox Kinect® (XK) na reabilitação de PDP. O objetivo deste estudo foi investigar as modificações de desempenho de PDP, decorrentes do treino, por meio das mudanças nas pontuações de jogos do XK, em cada sessão. Sete PDP em estágios leve a moderado realizaram 14 sessões de treinamento em quatro jogos previamente selecionados. As pontuações foram registradas para análise da curva de desempenho entre as sessões. Foram feitas análises de variância para medidas repetidas considerando-se um grupo e 14 sessões, seguidas por testes Post Hoc Tukey-Kramer para verificar as diferenças entre as mesmas (p≤ 0.05). Os resultados mostraram que os PDP melhoraram seu desempenho em todos os jogos, porém em momentos diferentes. Concluiu-se que os PDP do presente estudo mostraram capacidade de melhorar o desempenho em jogos do XK, mas que a melhora depende das demandas e da presença de fatores facilitadores da aprendizagem, reforçando a importância da sua escolha com propósito de reabilitação.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherDesafio Singular Editionspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePacientes com a Doença de Parkinson são capazes de melhorar seu desempenho em tarefas virtuais do Xbox Kinect® : “uma série de casos”pt_BR
dc.title.alternativeParkinson's disease patients are able to improve their performance in Xbox Kinect´®s virtual tasks : “a series of cases”pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordParkinson, Doença dept_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordJogospt_BR
dc.subject.keywordReabilitaçãopt_BR
dc.rights.licenseTodo o conteúdo da revista Motricidade está licenciado sob a Creative Commons, exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos retirados de outras fontes bibliográficas.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.6063/motricidade.3805pt_BR
dc.description.abstract1The utility of videogames in rehabilitation of patients with Parkinson's disease (PPD) has been demonstrated. However, the discussion about the selection of the games used is still scarce, although crucial for the recommendation of its therapeutic use. No studies involving the use of Xbox Kinect® (XK) in the rehabilitation of PPD have been found. The objective of this study was to investigate the PPD modifications of performance through changes in the scores in each session, in different games of XK. Seven PPD in stages from mild to moderate performed 14 training sessions in 4 games selected. The scores were recorded for analysis of the performance curve intersessions. Analyzes of variance for repeated measures were made considering a group and 14 sessions, followed by post hoc Tukey-Kramer tests to verify the differences between sessions (p ≤ 0.05). The results showed that PPD improved their performances in every game but reaching such improvements at different speeds. It was concluded that the ability to improve performance in XK games, in PPD of study, depends on the demands of the games and the presence of factors facilitating learning, emphasizing the importance of the games selection for the purpose of the rehabilitation.pt_BR
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